A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo Seja Contigo. Bem-vindo.

Com a graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, a bênçao de Deus e do Espírito Santo e Anuência do Reverendo Pastor Antônio Jorge Moreira, seja abençoado ao ler cada mensagem posta.

quarta-feira, 31 de março de 2010

INFORMATIVO ABRIL 2010

IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS

JATIÚCA

Av. Dr. Júlio Marques Luz, 1.261
CEP: 57030-420 - MACEIÓ-AL

PROJETO AGEU

 Subi ao monte, e trazei madeira, e edificai a casa, e dela me agradarei; e eu serei glorificado, diz o Senhor.
(Ageu 1.8)

Pr. Antonio Jorge Moreira
e-mail: prantoniomoreira@hotmail.com
Telefones:
Gabinete: 3202-8199  Fax: 3202-8201  Secretaria: 3202-8197

EVENTOS DO MÊS DE ABRIL


Dia 05 - (Segunda-Feira)
Culto Administrativo – Farol
Dia 06 - (Terça Feira)
Culto de Santa Ceia – Farol
Dia 09 - (Sexta-Feira)
Culto de Santa Ceia – Local
Dia 10 e 11 - (Sábado e Domingo)
3° Congresso de Missões


ESCALA DE CULTO E ÓRGÃOS

Dia 02
Sexta Feira (Culto Doutrinário)
Embaixadoras de Cristo e Renascer

Dia 04
Domingo (Culto de Mocidade)
Embaixadores do Rei e Novo Florescer
               
Dia 07
Quarta Feira (Culto de Senhores)
Cidadãos do Céu e Renascer

Dia 09
Sexta Feira (Culto de Santa Ceia)
Guerreiros da Fé e Coral Lírios do Vale

Dia 10
Sábado (3° Congresso de Missões)
Grande Grupo de Mocidade

Dia 11
Domingo (3° Congresso de Missões)
Coral Lírios dos Vales e Embaix. do Rei
               
Dia 14
Quarta Feira (Culto de Crianças)
Cântico de Davi e Convidado

               
Dia 17
Sábado (Culto Doutrinário)
Cidadãos do Céu e Renascer

Dia 18
Domingo (Culto de Adolescentes)
Novo Florescer e Embaixadoras de Cristo
               
Dia 21
Quarta Feira (Culto de Novos Crentes)
Renascer e Guerreiros da Fé

Dia 24
Sábado (Culto Doutrinário)
Embaixadoras de Cristo e Embaix. do Rei

Dia 25
Domingo (Culto da Campanha)
Guerreiros da Fé e Coral Lírios do Vale

Dia 28
Quarta Feira (Culto de Senhoras)
Embaixadoras de Cristo  e Convidado



SUBCONGREGAÇÕES

Cultos: segunda-feiraquinta-feira e domingo nas seguintes localidades:

1. Rua São José , 180, Jatiúca

2. Av. Brasil, 1.610, Poço

3. Rua Pretestato F. Machado, 1.143, Jatiúca

sábado, 27 de março de 2010

9 vidas de rendem ao Senhor em Cruzada realizada pela Sub I

A subcongregação I da AD na Jatiúca realizou neste mês de março uma campanha evangelística especial que resultou na conversão de várias vidas. Com o equipamento da Cruzada Maranata e o apoio dos vizinhos da Igreja como também das autoridades competentes a igreja promoveu dois cultos abençoados com muito louvor e a pregação da palavra de Deus em plena via pública.

O presbítero Eliel Moura, dirigente da congregação relatou: ''Fiquei muito feliz e satisfeito com o que Deus nos concedeu nestes eventos. Houve um resultado bastante positivo, muita gente não crente ouviu a palavra e nove vidas se renderam ao Senhor. O que nos encheu de alegria e entusiasmo''

No Sábado a mensagem da Palavra ficou por conta do jovem Selmo Dourado que falou sobre a necessidade de o pecador mudar de atitude e seguir a Jesus. E no domingo o próprio dirigente pregou com base na conversão de Zaqueu, falou que o Filho do Homem veio para todos.

A Igreja ficou bastante satisfeita e já solicitou que outros eventos desta natureza fossem realizados.

VEJA MAIS FOTOS:







sábado, 20 de março de 2010

LIÇÃO 12 – VISÕES E REVELAÇÕES DO SENHOR


Visões e revelações no contexto que o apóstolo Paulo emprega, assume acepções afins. É ver, ouvir ou sentir algo que perpassa os sentidos ou entendimentos humanos. Na igreja neotestamentária, a principal forma de Deus falar com seu povo é através da Bíblia Sagrada, mas não está descartada a possibilidade de visões ou revelações desde que estas coadunem com aquela.

Segundo James Strog (Dicionário bíblico Strong: léxico hebraico, aramaico e grego de Strong. São Paulo: SSB, 2002, p. 311), visão no aramaico vem do léxico chazah (חזה), que é ver (com a inteligência ou por experiência), observar (em sonho ou visão), testemunhar, profetizar ou ainda providenciar.

O que realmente devemos fazer diante de uma visão ou revelação?

Ter humildade (“Conheço um homem em Cristo” 2 Co 12.2)
A primeira atitude a ser tomada ao termos uma experiência sobrenatural é adotar uma postura humilde, uma vez que o próprio apóstolo foi quem tinha recebido as visões e revelações, mas ele em nenhum momento chamou a glória dessas experiências para si. Muito pelo contrário, sem nenhum egoísmo afirmou de conhecia um cristão, mesmo esse cristão sendo o próprio Paulo.

Ter moderação (“há catorze anos” 2 Co 12.2)
Imagine se tivéssemos um sonho profético hoje após lermos esse apontamento. Seria “normal”, por termos uma natureza carnal e consequentemente afoita, ao termos a primeira oportunidade de pregar após o ocorrido falar dessas revelações.

Por outro lado, o apóstolo Paulo ficou 14 anos digerindo aquela magnífica experiência. Igualmente ao apóstolo dos gentios, ao termos uma experiência espiritual, temos que primeiro analisá-la sem pressa à luz da palavra de Deus, segundo, digeri-la com acuidade provando a procedência dos espíritos, vejamos 1 Jo 4.1: “Amados, não creiais em todo espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo”, pois sabemos que o adversário de nossas almas sempre usou a tática de confundir o povo de Deus.

Nem toda revelação é divina, umas são frutos da própria mente humana (filosofias e tradição dos homens) outras são de origens satânicas (rudimentos do mundo), vejamos Cl 2.8: “Tende cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo e não segundo Cristo”. Logo, precisamos gastar mais tempo digerindo a revelação que falando dela.

Ter honestidade (“palavras inefáveis” 2 Co 12.4)
Paulo tinha autoridade suficiente para interpretar segundo suas vivencias o que viu em sua experiência. Mas ele foi honesto o suficiente para falar apenas o que lhe foi outorgado segundo a medida da fé, preservando sua coerência e unidade. Foi honesto ainda para expor sua dúvida se o que tivera foi um arrebatamento ou uma visão (2 Co 12.3).

A experiência foi tão gloriosa que Paulo a chama de inefável, ou seja, aquilo que não se pode expressar verbalmente devido a própria limitação sensorial humana.

Se tentarmos falar algo será ilícito, pois o ser humano não tem capacidade de exprimi-la. Dessa forma, só falemos aquilo que realmente vimos, sabemos e até a medida que estamos autorizados a falar.

Felipe J. L. Campos

quarta-feira, 10 de março de 2010

LIÇÃO 11 - CARACTERÍSTICAS DE UM AUTÊNTICO LÍDER

UM AUTÊNTICO LÍDER CUIDA DE TODOS E DE CADA UM
Segundo Max Gehringer, comentarista corporativo e autor de sete livros sobre o mundo empresarial, em um artigo da Revista Época de 29 de maio de 2006, a palavra líder tem origem germânica e que essa palavra tem uma conotação bastante interessante: no antigo germânico “ladan”, ou líder, era aquele que mostrava o caminho, quem conduzia caminhantes de um povoado a outro. Sua principal função era cuidar de todos e de cada um. Se caminhasse rápido demais, deixava os mais lentos para trás, se, todavia, caminhasse com lentidão, irritaria os mais rápidos. Cabia a ele então, fazer primeiramente a caminhada sozinho para conhecer o percurso do caminho, conhecendo seus obstáculos, e escolher a melhor rota, para que todos chegassem com segurança, sem desperdício e desgaste desnecessário de energia e de tempo.

O verdadeiro líder cristão deve agir dessa forma: buscar melhores condições de liderança para melhor guiar o povo de Deus à Canaã, sem retaliações, espírito de vingança contra quem não consegue discernir o real sentido de sua liderança, cuidados dos fracos e fortes na fé, cuidando de todos e de cada um, não considerando o grupo que guia como se fosse homogêneo, em que todos são considerados iguais.

Há líderes que quando percebem pessoas talentosas na igreja fecham as portas das oportunidades para que tais pessoas não “cresçam” e eles se “apaguem”. Tais cidadãos valorizam muito mais os que possuem talentos monetários para assim usufruírem de suas dádivas, e apascentam mais o ego que os crentes carentes de uma liderança santa e irrepreensível. O verdadeiro líder gerencia talentos, fazendo dos talentosos, aliados no trajeto à bela Sião, despertando nesses, o trabalho coletivo e não em objetivo particular. Agindo assim,faz com que o percurso da caminhada não seja atrapalhado pela insipiência da liderança.

Paulo foi um exemplo modelo de líder cristão, pois sua preocupação era não apenas cuidar de todos, como também de cada um. E por que podemos considerá-lo assim? Muito simples, tinha características para tal: era cheio do Espírito Santo (Ef 5.18), foi comissionado pelo Senhor (2 Co 1.1), amava os crentes (2 Co 2.4), era perseverante (2 Co 4.1,16), fiel (2 Co 6.8-10),  se apresentava como um exemplo a ser imitado (1 Co 11.1), venceu a oposição (2 Co 10.9-18), o orgulho (2 Co 10.12,13) e a autoglorificação (2 Co 10.14-18).

O verdadeiro líder faz com que a igreja necessite de um impulso para buscar a santificação. Como o evangelho no Brasil não sofre com perseguições como no começo da fé, a grande maioria dos crentes vive uma vida de comodismo e brincam de ir para o céu. Se não há perseguição, não é preciso aproximação do altar de ouro, visto que a vida rotineira não exige unção do espírito para se enfrentar as densas trevas do pecado. O líder compromissado com a obra instiga o povo a buscar a real santificação, a oração, a praticar o evangelismo e por extensão, a cuidar melhor da vida espiritual, fazendo assim, cuida de todos e de cada um, pois já percorreu o caminho que um membro precisa caminhar, e como tal, conhece os perigos dessa empreitada. Você como líder cuida de todos e de cada um?

Pb Almir Barbosa
Email: teojesus@bol.com.br

domingo, 7 de março de 2010

2ª SEMINÁRIO DE APERFEIÇOAMENTO DE PROFESSORES DE ESCOLA BÍBLICA NA JATIÚCA

O segundo aperfeiçoamento para professores de Escola Bíblica na Jatiúca,coordenado pelo Pastor Antônio Jorge Moreira, Presbítero Almir Barbosa e o auxiliar Jazon Rebouças superou as espectativas de todos.

O presbítero Almir resumiu o clima do evento com as seguintes palavras: “A graça de Deus outorgou bençãos maravilhosas neste 2° Seminário de Aperfeiçoamento para professores de EBD na Jatiúca. Ele se fez presente não só nas questões didático-pedagógicas como também com a doce presença do seu Santo Espírito. Grandes coisas fez o Senhor por nós por isso estamos alegres".

As aulas se iniciaram na tarde do sabádo (06.03) com aulas da professora Eliane Crisanto da Silva que abordou o tema “a Escola Bíblica e a Ética Cristã”.

No segundo período de aulas ainda no mesmo dia, o professor Bruno Rogério Duarte da Silva deu continuidade e falou de forma descontraída sobre mais dois temas: “a Escola Bíblica e o Currículo da Educação Cristã” e “a Psicologia da Aprendizagem”.

Antes de iniciar a aula o professor Bruno falou de um convênio da FAFITEAL com uma faculdade carioca que possibilitará aos que já concluíram o curso superior naquela instituição, uma complementação de um ano e meio para obtenção do título de Bacharel em Teologia.

Disse ainda: “Formar professores para Escola Bíblica é sempre um prazer, pois as exigências do mundo contemporâneo nos remetem ao desenvolvimento pessoal, pedagógico e espiritual para produzirmos aulas dinâmicas, interativas e prazerosas. O nosso grande objetivo é ampliar a obra do Mestre Jesus através do ensino da palavra de Deus.”

Na tarde do dia 07 o professor Bruno encerrou o seminário com duas aulas sobre “Pedagogia, educação cristã e didática” além de louvar a Deus com o Ministério Consagração e toda a igreja.

Houve uma participação expressiva de obreiros, professores e aspirantes a professores de escola bíblica, de visitantes e da igreja em geral, ao passo que afirmou o auxiliar Jazon: “Agradecemos a Deus, a todos que nos prestigiaram, inclusive de outras congregações, e a iniciativa da EBD na Jatiúca em promover esse seminário de aperfeiçoamento do nosso corpo docente para melhor propagarmos a palavra de Deus”.

Pastor local Antônio Jorge Moreira deu apoio incondicional ao evento além de fazer questão de participar de todas as aulas. Agradeceu ainda a presença e empenho de todos e prometeu mais investimento financeiros: “Aproveito esta oportunidade para agradecer ao presbítero Almir Barbosa, ao diácono Felipe Campos, ao auxiliar Jazon Rebouças, aos professores palestrantes e a toda equipe que cooperou para a realização deste seminário, que sem sombra de dúvida, contribuiu muito para o crescimento da nossa Escola Bíblica Dominical. Com nossos professores aperfeiçoados, iremos buscar os recursos materiais para que possamos melhor estruturá-la”.

Confira mais fotos:

Professor Bruno
Ministério Consagração

Participação da igreja
Participação da igreja

sábado, 6 de março de 2010

2ª SEMINÁRIO DE APERFEIÇOAMENTO DE PROFESSORES DE ESCOLA BÍBLICA NA JATIÚCA

No segundo período de aulas o Professor Bruno Rógerio Duarte da Silva deu continuidade e falou de forma descontraída sobre mais dois temas: a escola bíblica e o currículo da educação cristã e a psicologia da aprendizagem.

Confira as fotos:

Ministério Consagração louvando a Deus

Professor Bruno ensinando

Mais uma vez a igreja compareceu ao seminário

Coordenadores do seminário

INICIA O 1° DIA DO 2° SEMINÁRIO DE APERFEIÇOAMENTO PARA PROFESSORES DE EBD NA JATIÚCA

Na tarde desse sabádo (06.03) a professora Eliane Crisanto da Silva ministrou a aula sobre o tema a Escola Bíblica e a Ética Cristã.

Confira as fotos do evento de reuniu um bom número de inscritos:


Professora Eliane ministrando

Um bom número de seminaristas

Pr. Antônio Jorge Moreira e seus obreiros prestigiam o evento


 Aux. Jason e Pb. Almir, coordenadores do evento

quarta-feira, 3 de março de 2010

LIÇÃO 10 - A DEFESA DA AUTORIDADE APOSTÓLICA DE PAULO


Introdução
Diz um adágio popular que “só jogam pedras nas árvores que dão frutos”, o apóstolo Paulo enfrentou a veracidade desse apanágio uma vez que foi literalmente apedrejado (2 Co 11.25) devido a amplitude de seu frutífero ministério.

Jesus comissionou inicialmente doze discípulos para uma grande obra que veio instituir aqui na terra. Apesar dos doze terem errado em alguma área, apenas um, além de abandonar a Jesus, O traiu e vendeu.

No período de dez dias após a assunção de Jesus e antes da descida do Espírito Santo, os apóstolos se reuniram para escolher o 13º apóstolo que substituiria Judas Iscariotes. Sendo apresentado Barsabás e Matias, após lançarem sorte, essa recaiu sobre Matias (At 1.26).

Observemos o seguinte, a escolha foi feita sem a presença de Jesus, pois já tinha ascendido aos céus; talvez sem a orientação plena do Espírito Santo, pois o mesmo não tinha descido; submeteram o ato de escolha a álea e não  vislumbramos em qualquer parte da bíblia sagrada, nenhuma citação, referência ou alusão ao apóstolo Matias, a não ser no capítulo primeiro de Atos.

Não sabemos que meio foi utilizado para submetê-los a álea. French L. Arrington escreveu que “provavelmente pedras com nomes inscritos eram postas numa vasilha e sacudidas até que uma caísse”[1].

Mesmo sabendo que os apóstolos já tinham recebido o Espírito Santo (Jo 20.22) e que o ato de lançar sorte na bíblia está relacionado com submeter algo à vontade de Deus (Lv 16.8-10; Js 18.6,8) é inegável que esse fato requer uma análise mais acurada.

Autoridade apostólica de Paulo
Por outro lado, o chamado de Saulo, é o oposto ao de Matias, no livro de Atos dos Apóstolos retrata a conversão de Saulo a caminho de Damasco e enfatiza o seu chamado, ao ponto de haver três referências sobre esse chamamento (At 9.1-19; 22.4-11; 26.9-18).

Sendo a mais explicita referência do porquê de o próprio Jesus ressurreto ter aparecido a Saulo em Atos 26:16-18:
E disse eu: Quem és, Senhor? E ele respondeu: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Mas levanta-te e põe-te sobre teus pés, porque te apareci por isto, para te pôr por ministro e testemunha tanto das coisas que tens visto como daquelas pelas quais te aparecerei ainda, livrando-te deste povo e dos gentios, a quem agora te envio, para lhes abrires os olhos e das trevas os converteres à luz e do poder de Satanás a Deus, a fim de que recebam a remissão dos pecados e sorte entre os santificados pela fé em mim.

Além do mais, Paulo escreveu uma grande parte do novo testamento, existem referências de outros apóstolos e várias igrejas fundadas por ele, obras de um verdadeiro apóstolo comissionado por Jesus. Indago quem foi o 13º apóstolo? Será que o apostolado de Matias tem a mesma autoridade que o de Paulo?

Mas o que é autoridade? A palavra autoridade vem do grego exousia (εξουσια)[2] e etimologicamente tem várias acepções[3], mas nos chama a atenção a seguinte: “poder de escolher, liberdade de fazer como se quer”, pois esse poder foi concedido por uma autoridade superior. Conscientizemo-nos que sem a autoridade ministerial que recebemos de nosso Senhor Jesus Cristo, jamais conseguiremos desempenhar com eficácia o serviço cristão.

No capítulo 10 da segunda carta de Paulo aos coríntios, vemos algumas características que ele usa para defender a autoridade apostólica paulina. A primeira atitude que uma pessoa chamada por Deus tem que ter: convicção que foi chamada e autorizada por uma autoridade superior. Se crermos que fomos chamados por homens, teremos a autoridade delegada por esses, se tivermos a convicção que fomos chamados por Jesus, teremos a autoridade conferida por Esse, isso é um real privilégio.

Além da convicção que temos que ter, tem mais duas características de um real apóstolo: integridade e não soberbo.

Integridade
A integridade é ressaltada pelo próprio Paulo ao contestar aos opositores de seu apostolado que afirmavam que as cartas do apóstolo eram graves e fortes, que pessoalmente ele era tímido e falando era desprezível ao passo que ele responde: “Pense o tal isto: quais somos na palavra por cartas, estando ausentes, tais seremos também por obra, estando presentes” (2 Co 10.11).

Às vezes nós lemos um excelente livro e depois conhecermos pessoalmente o autor dessa obra, mas nos decepcionamos quando vemos sua postura “fora do púlpito” ou até mesmo nele. Será que os atuais apóstolos são aquilo que escrevem em seus livros ou que o pregam? Será que pessoalmente têm a mesma postura de quando estão longe dos olhos dos seus discípulos?

A igreja hodierna clama por transparência que é corolário da integridade: “Mas todos nós, com cara descoberta […]” (2 Co 3.18a). Se nossos pais eram íntegros, nós temos que ser mais ainda, vemos máculas em grandes ministérios de atos praticados à surdina, mas difundidos em questões de segundos por todo mundo devido a atual velocidade de disseminação de informações.

Por exemplo, foi errado o ato praticado pela líder da Igreja Protestante da Alemanha, mas nobilíssimo foi ela assumir seu erro e renunciar o cargo que ocupava, assemelhou-se a Davi, diferente de muitos que tentam “tapar o sol com uma peneira”, assemelhando-se a Saul, preferindo que seus liderados vivam sobre a penumbra da dúvida a reconhecerem publicamente seu erro.

Não soberbo
Faço questão de discorrer sobre esta terceira característica, detém uma verdadeira autoridade apostólica quando ele não se gloria em si mesmo tão pouco nas obras dos outros: “Aquele, porém, que se gloria, glorie-se no Senhor. Porque não é aprovado quem a si mesmo se louva, mas, sim, aquele a quem o Senhor louva” (2 Co 10.17,18).

Aquele que se gloria a si mesmo é sectarista e denominacionista, estamos saturados de ouvir frases do tipo: “Só aqui você ver milagres” ou “Esse ministério é forte”, com certeza essas expressões não faziam parte das palavras paulinas. E há também aqueles que se glorificam na obra de outrem ou que já estava preparada. Esse segundo caso é o que ficou conhecido no meio evangélico como “pescador de aquário alheio”. O pastor Silas Malafaia é preciso ao afirmar:
Apóstolo é aquele que vem para a base, é o desbravador, o que estabelece a base da Igreja. E esses apóstolos que temos ai? Qual é a deles? É tudo pescador de aquário dos outros. Estão com a Igreja cheia de membros das Igrejas dos outros e ficam pregando em grandes centros. E tem outra coisa: se são apóstolos têm que entregar a direção de suas igrejas. O verdadeiro apóstolo é o que rompe, estabelece a igreja e vai embora. Ah, para com essa brincadeira. É uma insensatez, um modismo barato.[4]

Pescar em aquário alheio é cômodo, anti-bíblico e desprezível. Quem pesca em aquário não sabe os dissabores de ir ao alto mar sujeito as intempéries climáticas, manejar os equipamentos de pescar ou o prazer de pegar o peixe maroto em seu habitat. Por isso Paulo afirma: “para nos não gloriarmos no que estava já preparado.” (2 Co 10.16b). Com certeza por isso o chamado dos dois primeiros apóstolos (Pedro e André) pelo próprio Jesus foi para serem “pescadores de pessoas” (Mt 4.19) e não pescadores de aquário alheio.

Felipe J. L. Campos
NOTAS:


[1]  Comentário bíblico pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, p.  630
[2] STRONG, James. Dicionário bíblico Strong: léxico hebraico, aramaico e grego de Strong. São Paulo: SSB, 2002, p.1351
[3] 1) poder de escolher, liberdade de fazer como se quer;  licença ou permissão 2) poder físico e mental
3) o poder da autoridade (influência) e do direito (privilégio) 4) o poder de reger ou governar (o poder de alguém de quem a vontade e as ordens devem ser obedecidas pelos outros).
[4] Entrevista concedida a Revista Eclésia nº 73. Ano VII. Disponível em:

segunda-feira, 1 de março de 2010

II SEMINÁRIO DE APERFEIÇOAMENTO PARA PROFESSORES DE EBD EM JATIÚCA


PROGRAMAÇÃO

Sábado - 06.03.10


Ética e EBD : das 14 :00 às 17:00 horas
Palestrante: Professora Eliane Crisanto

Psicologia da Aprendizagem: das 19:00 às 20:00 horas
Palestrante : Professor Silvano

EBD em análise: das 20:00 às 21:00 horas
Palestrante: Professor Bruno

Domingo - 07.03.10


Didática e Pedagogia: EBD no Processo Ensino- Aprendizagem. Início às 14:00 horas
Palestrante: Professor Bruno