A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo Seja Contigo. Bem-vindo.

Com a graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, a bênçao de Deus e do Espírito Santo e Anuência do Reverendo Pastor Antônio Jorge Moreira, seja abençoado ao ler cada mensagem posta.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

6º CONGRESSO DE EBD EM MACEIÓ








O 6º Congresso de Escola Dominical em Maceió contribuiu muito com o aperfeiçoamento dos Pastores,Superintendentes e professores de EBD do Brasil.
Palestras,plenárias,workshops e louvores abençoados contribuíram com o enlevo espiritual das mais de 2000 pessoas inscritas para o evento. O superintendente Presbítero Almir Barbosa e sua esposa Josimeire Albuquerque,professora de EBD, reconheceram a importância de participar de um evento como esse: "É de fundamental importância para o aprimoramento da nossa EBD, sempre podermos participar de tal evento,visto que os valores educacionais e os princípios norteadores da educação cristã precisam sempre estar em consonância com os parâmetros bíblicos. Nada mais profícuo do que aprender com os doutores que Deus levantou na sua igreja", asseverou o atual superintendente da EBD Jatiúca Pb Almir Barbosa em consonância com as palavras de sua esposa:" inesquecível,incentivador,bíblicamente satisfatório e sem esquecer a parte pedagógica".Até mesmo o pequeno Jônatas,filho do Pb Almir que esteve presente no último dia asseverou:"Muito bom".
Segundo o Pb Almir, os professores e demais integrantes da EBD que não puderam participar do evento,terão a oportunidade de receber todas as informações do congresso com um evento que o mesmo ,já em acordo com O Reverendo Pastor Antônio Jorge Moreira,chamou de COMPARTILHANDO O 6º CONGRESSO DE EBD.
A EBD Jatiúca que comemorou o Dia Nacional da Escola Dominical com um café regional com todos alunos,secretários e equipe diretiva,com jograis e peças teatrais, apresentação de hinos pela orquestra Adorart(conforme as fotos a seguir), na gestão do Pb Almir e auxiliar jazon tem como objetivo primordial aproximar muito mais a igreja desse trabalho de suma importância para o crescimento da obra de Deus.





sexta-feira, 24 de setembro de 2010

REFLEXÕES SOBRE O SALMO 125

"Os que confiam no Senhor são como o monte de Sião, que não se abala, firme para sempre" Salmo 125, v.1
Não podemos ser abalados, se confiamos no Senhor. O versículo não afirma que nada se abalará á nossa volta, mas que nós não seremos abalados! Abalar é desmoronar, cair. "Firme para sempre": não é apenas nos momentos mais suaves ou vitoriosos, mas para sempre!
A única condição é confiar no Senhor. Lutas, dificuldades e problemas não poderão abalar o servo do Senhor. Sempre é uma palavra que significa continuidade, sem interrupção. Esta é a Palavra do Senhor!

"Como em redor de Jerusalém estão os montes, assim o Senhor em derredor do seu povo, desde agora e para sempre" v.2
Se somente o Salmo fosse o v.1 já seria suficiente! Mas Deus enfatiza "sempre"! "Desde agora...": agora é já, imediatamente. Não é depois, ou no além. É agora! Se nos apegarmos as promessas do Senhor, seremos sustentados eternamente. Não precisaremos mais de muletas, desculpas e razões próprias. Deixaremos qualquer obstáculo á fé. Toda a nossa vitória está no Senhor, Ele é a nossa Rocha. Ter fé é confiar no Único que pode a tudo vencer. Este é o nosso Deus!

"O cetro dos ímpios não permanecerá ... leva-los-á o Senhor juntamente com os malfeitores..." v.3 e 5
Sob hipótese nenhuma o ímpio ficará impune. Os justos triunfarão. A verdade é invencível. Porque nos abalamos tanto quando o ímpio prospera? Tudo isto é palha. Só Deus é verdadeiramente Santo, Perfeito e Justo, mas Ele se apraz do homem que rejeita a impiedade. "Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos" - Is 6.3. Tornemos-nos justos pela Sua graça redentora, em Cristo Jesus! Santidade é o desejo do Senhor ao Seu povo - 1 Pe 1.16. Busquemos esta santidade, mediante a fé!
PORQUE ESTUDAR A BÍBLIA ?

Os ensinos bíblicos são imprescindíveis para o homem. Na Bíblia existem doutrinas (ensinos), poemas, provérbios, cânticos, histórias, revelações, profecias, comentários, narrativas e outras formas literárias, abrangendo 66 livros, que foram escritos por 40 diferentes autores, sob inspiração do Espírito Santo de Deus (livro de 2 Pedro, capítulo 1, verso 21).
Desprezar este conteúdo, é ignorar um conteúdo espiritual inestimável.
A sabedoria da Bíblia, chamada também "Palavra de Deus" é uma fonte a jorrar para a vida eterna. Nela, se encontra o Plano de Salvação para o homem, a justiça, a misericórdia, o amor, a eternidade, a santidade.

O propósito de estudar a Bíblia, de forma ordenada e contínua, é que as Sagradas Letras podem:

1) Levar-nos á fé salvadora em Cristo Jesus (João 20.21).

2) Orientar-nos sobre decisões do dia-a-dia (2 Timóteo 3.16).

3) Guardar-nos contra superstições, mentiras e enganos (Salmo 119.105).

4) Livrar-nos de cairmos em pecados, desordem emocional e cegueira espiritual (Salmo 119.11, Efésios 6.17, Apocalipse 1.3).

5) Dar-nos sabedoria e compreensão sobre fatos do passado, do presente e do futuro (Salmo 19.8, 2 Pedro 1.19, Apocalipse 1.1).
O QUE É A ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL/DINÂMICA (EBD)?

É o método de ensino da Bíblia, semanalmente, visando levar o aluno a:

1) aceitar Jesus como Único Senhor e Salvador;

2) crescer na fé e no conhecimento bíblico;

3) por em prática os ensinos bíblicos.

BREVE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO CRISTÃ :

Nos primeiros dois séculos da era cristã, a Igreja obedeceu a ordem de ensinar. Porém, do terceiro século em diante, a Igreja cresceu muito e a obra de educação cristã não acompanhou este crescimento. Milhares de pessoas foram batizadas sem instruções. Daí muitas práticas erradas entraram no cristianismo.
Isto perdurou até o século XVI, quando os reformadores Lutero e Calvino reintroduziram o ensino bíblico ao povo. Na Alemanha, Lutero enfatizou que cada cristão tivesse a Bíblia em sua própria língua para poder ler as Escrituras por si mesmo. Traduziu a Bíblia latina para o alemão. Depois, escreveu dois catecismos (livros de instrução cristã): um para adultos e outro para crianças.
Calvino fundou, em Genebra, uma Faculdade Evangélica de Teologia. No século XVII, Robert Raikes começou a levar as crianças a sua casa aos domingos, ensinando-as a ler e escrever tendo a Bíblia como texto. John Wesley gostou da idéia e ela espalhou-se em grande escala. Nascia assim a EBD (sigla de Escola Bíblica Dominical, ou Escola Bíblica Dinâmica).

EDUCAÇÃO CRISTÃ NA IGREJA LOCAL:

A educação cristã na igreja não é só responsabilidade do pastor. Outros oficiais locais têm esta responsabilidade, como o Supervisor de Menores, Coordenador Educacional, etc.. Em quase todas as igrejas, há várias agências de ensino: Liga de Jovens, Liga do Lar (senhoras), Escola Bíblica Dominical ou Dinâmica (EBD), Classe de Novos Convertidos, Liga de Crianças, Classe de Casais, etc. O propósito de todos eles é prover a comunhão, ser agente de evangelização e proporcionar o ensino.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010






















A MISSÃO PROFÉTICA DA IGREJA

Lição 13 - 26 de setembro de 2010

Texto Áureo - 1 Tm 3.15. Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de DEUS, que é a igreja do DEUS vivo, a coluna e firmeza da verdade"
Leitura Bíblica em Classe - Atos 8.4-8,12-17



I - INTRODUÇÃO:
• Da cidade onde Jesus terminou o Seu ministério saiu o Evangelho para transformar a terra, mudando o rumo da História do Mundo.



II- A MISSÃO PROFÉTICA É LEVAR A PRECIOSA SEMENTE


* A prioridade da igreja é anunciar a palavra de Deus - Atos 8.4 Mas os que andavam dispersos iam por toda parte anunciando a palavra. Marcos 16.15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.


* A prioridade da igreja é testificar Cristo o Salvador - Atos 8.5 E, descendo Filipe à cidade de Samaria, lhes pregava a CRISTO. João 4.39 E muitos dos samaritanos daquela cidade creram nele, pela palavra da mulher, que testificou: Disse-me tudo quanto tenho feito.


* A prioridade da igreja é o crescimento do reino divino - Atos 8.6 E as multidões unanimemente prestavam atenção ao que Filipe dizia, porque ouviam e viam os sinais que ele fazia, Atos 2.47 Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.


A IGREJA PERSEGUIDA:


A PERSEGUIÇÃO- Desde o seu nascedouro, a Igreja foi e está sendo perseguida. Satanás nunca a deixou quieta. Enquanto estiver aqui na Terra, ela passará por perseguições. O apóstolo Paulo ressaltou isso quando escreveu ao jovem Timóteo: “todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições” (2Tm 3.12). Mas não devemos temê-las, cientes de que as venceremos pela fé em Cristo (1João 5.4); a Igreja sempre prevalecerá. Jesus, o autor da Igreja, foi enfático ao afirmar que “as portas do inferno não prevalecerão sobre a Igreja”(Mt 16:18). A opressão sofrida pela igreja, ao longo do tempo, se deu de várias maneiras: por meios religiosos, teológicos, em cumprimento a determinações legais, políticos e/ou culturais. Em muitos lugares esses elementos foram aplicados de modo integrado a fim de que os perseguidos não encontrem escapatória. O autêntico cristão é cônscio de que a perseguição faz parte da caminhada, já que Cristo nos advertiu nesse sentido (Mt 5.11,12; Lc 11.48,51; 21.12; Mc 4.17; João 15.20). Estevão, um dos primeiros mártires da Era Cristã, sentiu na pele o peso da perseguição (At 7.52), mas não apenas ele, a igreja primitiva pagou um alto preço por seguir a Jesus (Hb 11.38; 1João 3.12); basta ler as histórias dos mártires do Coliseu para constatar. Paulo é um caso especial de alguém que perseguiu e depois passou a ser perseguido (At 9.1-9; Fp 3.6; 1Co 15.32; 2Co 11.23). No Apocalipse, a igreja de Esmirna, tipifica a igreja perseguida e vitoriosa (Ap 2.9,13).



III - OS SAMARITANOS: Os samaritanos eram discriminados no tempo de Jesus, e odiados pelos judeus da Judéia, por uma razão muito antiga:(1) Após a morte do rei Salomão, cerca de 900 anos antes de Cristo, o seu filho sucessor, Roboão, se desentendeu com as 10(dez) tribos da região norte do país, o que motivou a divisão do povo judeu em dois reinos: as 10 tribos ficaram sob o reinado de Jeroboão, com a capital em Samaria, e duas tribos (Judá e Benjamin) ficaram no sul, sob o reinado de Roboão, filho de Salomão, com capital em Jerusalém.(2) No ano de 722 antes de Cristo, o reino da Samaria foi vencido pelo rei da Assíria, Assurbanipal, e o povo foi levado para a Assíria em cativeiro(2Rs 17:23,26,29,33). Durante esse tempo, povos pagãos, não judeus, vieram para a Samaria(2Rs 17:24), e houve muitos casamentos mistos de judeus que permaneceram em Samaria com pessoas pagãs(parece que os assírios não retiraram dali todos os habitantes israelitas, porque o relato de 2Crônicas 34:6-9, compare isso com 2Rs 23:19, 20, dá a entender que, durante o reinado do rei Josias, ainda havia israelitas naquela terra).

Isto era proibido pela lei de Moisés; por isso o povo de Jerusalém, chamados de judeus, odiavam os samaritanos. Não os consideravam mais judeus por terem se misturado com povos não judeus.

Apesar desse clima tenso, Jesus amava os samaritanos. Ele procurou quebrar a barreira de comunicabilidade entre esses dois povos. Pode-se ver isso quando ele, em sua passagem por Samaria, dialogou com a mulher samaritana, e que resultou na conversão de toda aquela aldeia para o Reino de Deus (João 4:1-39). Para a mulher samaritana havia três barreiras para ela aproximar-se de Jesus: (a) A barreira racial: Jesus era judeu; e, ela samaritana; (b) a barreira material: Jesus não tinha para ela os utensílios para tirar a água da vida. Para tirar água do poço era necessário corda e um balde; (c) a barreira espacial: o poço era fundo.Mas para Jesus as barreiras são encurtadas. Ele diz para a mulher: “Se tu conheceras o Dom de Deus e quem é o que diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva” (João 4:10). Para tirar a água viva, que é a graça salvadora de Deus, não precisamos de balde e corda, precisamos sim de conhecer o dom de Deus que é a graça dEle; não existe poço fundo para Jesus Cristo, as dificuldades são superadas.Jesus não perguntou qual a sua religião e sua família; não perguntou se a mulher era idólatra, nem se era de boa ou má conduta; mas ofereceu à mulher o que ela mais necessitava: a água viva. A mulher não sabia que Jesus é a fonte d’água viva. Para tirar água do poço de Jacó era necessário, sim, balde e corda; mas, para tirarmos água da fonte da vida é necessário unicamente fé. Ele oferece gratuitamente a água da vida(Ap 22:17).Jesus demonstrou para a mulher samaritana que para Deus não há barreira étnica, o seu amor é ilimitado; Ele não discrimina ninguém. Quando a amor divino passa a existir no ser humano, o que somente é possível mediante a salvação, gera uma fonte de água que jorra para a vida eterna (João 4:14). Se é fonte de água que jorra, é água em movimento; se é água em movimento, é água que atinge outros lugares; se é água que atinge outros lugares, é água que leva a vida eterna até estes outros lugares.

O Evangelho desconhece fronteiras. Mediante esse fato, Jesus dá ordem aos seus discípulos para que enfrentem e debelem as barreiras étnicas com a pregação do Evangelho. Após a sua ressurreição dentre os mortos, o Senhor Jesus Cristo mandou seus discípulos pregar o evangelho em todas as partes, inclusive em Samaria (At 1.8). “A Igreja é o estandarte da reconciliação entre a humanidade e Deus, e dos seres humanos entre si” (HORTON, Stanley).



CONCLUSÃO: Segundo o texto de 1 Pe 2.9,10, a igreja deve cumprir plenamente o seu tríplice ministério: real, sacerdotal e profético, para que a sua missão satisfaça o projeto de Deus na Terra. Valorizemos mais o privilégio de sermos a Igreja do Senhor. Desfrutemos das riquezas divinas ao nosso alcance. Mas, não somente isso. Proclamemos ao mundo a salvação que nos alcançou.
Os três relacionamentos de uma Igreja cheia do Espírito Santo são: Com DEUS, Com o Próximo e Com o Mundo.

sábado, 18 de setembro de 2010

NOVO COMENTÁRIO DO PASTOR JAIRO

LIÇÃO 12, O Tríplice Propósito da Profecia
18 de setembro de 2010

Pr. Jairo Teixeira, comentarista da Lição Bíblica da CPAD Texto Áureo: 1 Co 14.3. "Mas o que profetiza fala aos homens para edificação, exortação e consolação"

Leitura Bíblica em Classe: 1 Coríntios 12.4-10; 14.1-5

INTRODUÇÃO

Na lição de hoje falaremos sobre o tríplice propósito da profecia. Paulo explica que o dom de línguas edifica somente o emissor enquanto o dom de profecia edifica a igreja coletivamente. Na verdade na igreja de Coríntios estava havendo uma desordem e a jactância pelo uso dos dons demonstrava o desprezo do amor ao próximo. Paulo incentiva a prioridade na busca do dom de profecia, visando a edificação da igreja mais também mostra a importância do amor cristão. Vamos aprender que os dons espirituais são para edificação, exortação e consolação da igreja.

A DOUTRINA DOS DONS ESPIRITUAIS

A palavra comum, no grego, para dons é charismata que, nos textos bíblicos, referem-se, no plural, às manifestações sobrenaturais provenientes do Espírito Santo para a edificação do corpo de Cristo (I Co. 12.4), tal palavra vem de charis (graça), sendo, portanto, assim como a salvação, dádiva divina, sem que haja merecimento. Esses são dons espirituais - pneumaticos (em grego) - sendo assim, não se pode pensar que sejam resultantes do esforço meramente humano (I Co. 12.7; 14.1). O estudo desses vocábulos, a partir do grego do Novo Testamento, nos leva a concluir que os dons são dádivas espirituais, concedidas pelo Espírito Santo, sem que haja merecimento humano, a fim de favorecer a edificação da igreja. Os dons espirituais, conforme nos instrui o apóstolo Paulo, são dados para “cada um para o que for útil” (I Co. 12.7) e visam, acima de qualquer coisa, à edificação e à santificação da igreja (I Co. 12.7). Esse dons – charismata - são espirituais – pneumatikon - concedidos de acordo com a vontade do Espírito Santo (I Co. 12.11) a fim de suprir as necessidades da igreja (I Co. 12.31; 14.1). Esse dons não se restringiram apenas aos dias apostólicos, a igreja atual também pode usufruir deles com decência e ordem, de modo que não faltem esses e outros dons (Rm. 12.6-8) até a vinda do nosso Senhor Jesus (I Co. 1.7).

TODOS OS DONS VISAM O CRESCIMENTO ESPIRITUAL DA IGREJA

1º).PRÓPOSITO DA PROFECIA É PROMOVER EDIFICAÇÃO

* Edificar vidas com mentes diferentes exige pluralidade de dons - I Coríntios 12.4 Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. I Pedro 4.10 Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.

* Edificar vidas no serviço espiritual exige diversidade de ministérios - I Coríntios 12.5 E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. Romanos 12.6 De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé;

* Edificar vidas não é por persuasão mas como o Espírito quer operar - I Coríntios 12.6 E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. I Coríntios 2.4 A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder

2º).PROPÓSITO DA PROFECIA É PROMOVER EXORTAÇÃO

* Dons espirituais não dependem de nossa própria escolha - I Coríntios 12.7 Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um para o que for útil. I Coríntios 12.11 Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.

* Dons espirituais são para transmitir coisas profundas de Deus - I Coríntios 12.8 Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; I Coríntios 2.10 Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.

* Dons espirituais operam a reflexão sobre realidades da alma - I Coríntios 12.9 e a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; I Coríntios 12.10 e a outro, a operação de maravilhas; e a outro, a profecia; e a outro, o dom de discernir os espíritos; e a outro, a variedade de línguas; e a outro, a interpretação das línguas.

3º).PROPÓSITO DA PROFECIA É PROMOVER CONSOLAÇÃO

* Todo dom espiritual só é real quando o amor está presente - I Coríntios 14.1 Segui a caridade e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar. I Coríntios 13.2 E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.

* Todo dom espiritual só é real quando usado com entendimento - I Coríntios 14.2 Porque o que fala língua estranha não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala de mistérios. I Coríntios 14.19 Todavia eu antes quero falar na igreja cinco palavras na minha própria inteligência, para que possa também instruir os outros, do que dez mil palavras em língua desconhecida.

* Todo dom espiritual só é real pela fidelidade em seu propósito - 1 Coríntios 14.4 O que fala língua estranha edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja. Efésios 4.16 Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.

CONCLUSÃO

Problemas no exercício da profecia na igreja sempre existiram, desde os tempos dos apóstolos. Isso, no entanto, não é motivo para se desprezar a manifestação do Espírito Santo na igreja. Precisamos é incentivar os crentes a buscarem esses dons, nunca desprezar as profecias, fazendo tudo com ordem e decência, assim os dons espirituais sempre atuarão na igreja do Senhor até que venha o que é perfeito, Jesus Cristo.

Comentário pelo Pr.Jairo Teixeira Rodrigues

quarta-feira, 8 de setembro de 2010























INTRODUÇÃO:Existe uma razoável diferença entre o dom ministerial e o dom de profecia. Em que pese ambos serem enviados por Deus e de estrema utilidade para a igreja, o primeiro(o dom ministerial), tratado em 1Co 12:28 e Ef 4:11, é concedido a crentes com chamada específica, com finalidade de trazer maturidade espiritual ao povo de Deus e prepará-lo convenientemente para o exercício das tarefas cometidas pelo Senhor a cada um dos membros do “Corpo de Cristo”; ao passo que o segundo(o dom de profecia), tratado em 1Co 12:10, pode ser concedido a qualquer crente, de acordo com a vontade do Espírito Santo, com a finalidade de exortar, edificar e consolar o povo de Deus (1Co 14.3). O dom de profecia não pode ser considerado indicativo de santidade, pois o mesmo é concedido não por mérito, mas dado “a cada um para o que for útil”(1Co 12:7).

Uma clara distinção entre esses :"dons", podemos observar no texto de At 21:8-10, o qual cita Filipe, o Evangelista (ou seja, um doma), que tinha quatro filhas donzelas que profetizavam (ou seja, possuíam dom (charisma) de profecia (gr. profeteia), que também menciona Ágabo que era um profeta (gr. profetes). Uma possível argumentação que poderia surgir contra esta verdade, seria a afirmação de que devido a uma questão cultural, Lucas não mencionou as quatro filhas de Ágabo como "profetizas". Entretanto, ele mesmo menciona uma mulher chamada Ana, chamando-a "profetiza" (Lc 2:36).Em síntese, um doma, é uma pessoa que o próprio Senhor Jesus doa, presenteia, concede à Sua Igreja, com objetivos específicos, com o fim de aperfeiçoar os santos, para realização da Obra do Ministério, para edificação do Corpo de Cristo (cf. Ef 4:12). Em outras palavras, um doma é um presente de Deus!. Profetas,o vocábulo Profeta vem do grego, Nos escritos do grego clássico, um profeta era um intérprete de oráculos ou de outras coisas ocultas, um portador dos deuses.No NT, um Profeta era alguém que, movido pelo Espírito de Deus era Seu instrumento ou porta-voz; alguém que declarava solenemente aos homens aquilo que recebera por inspiração divina, especialmente (mas não unicamente) aquilo que concerne aos eventos futuros, mas também tudo aquilo que se relaciona com a Causa do Reino de Deus e a salvação humana. Modernamente, os Profetas são aquelas pessoas levantadas por Deus, preparadas e comissionadas por Ele para admoestar, exortar, animar, consolar e edificar (cf. At 2:14-36; 3:12-26; 1Co 12:5; 14:3). Foi isso que fez Pedro no dia de Pentecostes e que, segundo o Apóstolo Paulo, deveria continuar acontecendo no seio da Igreja de Cristo. O Profeta atual é aquele que fala em Nome de Deus, com uma mensagem de Deus, vernacular ou não (nesse caso, acompanhada de interpretação para que todos sejam edificados, cf. 1Co 14:29). Segundo a Bíblia, sua mensagem não é infalível, pois nos recomenda expresamente que julguemos as profecias (não os profetas): 1Co 14:29; 1Ts 5:20,21. Um fato importante a se observar, é que o ministério profético pode ou não vir acompanhado do carisma de línguas; no entanto, o fato de alguém falar línguas ou mesmo profetizar não significa que esse alguém seja profeta. Lembre-se: Profeta é um doma, uma pessoa-dom; profecia é um charisma, ou seja, um dom espiritual. Definindo Dons Espirituais, são também conhecidos como "dons do Espírito". O termo "dom", que ocorre em 1Co 12, vem do gr. charisma, no singular e charismata, no plural. Comumente se fala em "dons espirituais" num sentido e propósito estranhos aos que lhes são atribuídos no NT. Um dos erros mais comuns, consiste em se imaginar que se trata de dons "naturais"; outro erro bastante comum, é pensar que os dons sejam distribuídos como uma espécie de "troféu" de bom comportamento ou "medalha de ouro" por serviços prestados ao Reino. Mas, então, poderia surgir a pergunta lógica: Para quê ou por que nos são concedidos os dons espirituais? A resposta é simples e óbvia: os dons espirituais são distribuídos pelo Senhor Jesus, como: a) adorno (cf. 1Co 14:24,25); b) provisão (cf. 1Co 12:7) e; c) capacitação (cf. At 1:8). Ao analisarmos o NT Grego, podemos compreender melhor o que vem a ser Dom Espiritual. Conforme dissemos anteriormente, o termo vem do vocábulo grego charisma, cujos significados são bastante abrangentes: favor que alguém recebe sem qualquer mérito próprio; dom da graça divina; economia da graça divina, pela qual o perdão dos pecados e a salvação eterna é apontada aos pecadores em consideração aos méritos de Cristo conquistados pela fé nEle. Também pode denotar a graça ou os dons que denotam poderes extraordinários que distinguem certos cristãos e os capacitam a servir a Igreja de Cristo. Obviamente, a recepção desses Dons é devido ao poder da graça divina que opera sobre a alma do crente, mediante o Espírito Santo que nos foi dado, justamente com o propósito de capacitar-nos para a realização da plena vontade de Deus através de nossas vidas. Profecia, Dom de Profecia (gr. profeteia), jamais pode ser confundido com o dom ministerial de Profeta, pois nem todo aquele que "profetiza" é "Profeta". A profecia pode ser definida como aquela manifestação espontânea do Espírito que tem por objetivo capacitar o crente a transmitir uma palavra ou uma revelação, diretamente sob o impulso e o mover do Espírito de Deus, visando edificação, exortação ou consolação (cf. 1Co 14:3). Ainda podemos definir profecia como um discurso que emana da inspiração divina e que declara os propósitos de Deus, seja pela reprovação ou admoestação do iníquo, ou para o conforto do aflito, ou para revelar coisas escondidas, especial, mas não unicamente, pelo prenunciar ou revelar coisas futuras.


CONCLUSÂO:Os dons ministeriais e os dons espirituais, como o de profecia, continuam sendo imprescindíveis ao propósito de Deus para a igreja. Deus sempre se comunicou com o seu povo e continua ainda hoje, quer através dos ministros escolhidos por Deus, conforme o seu dom, ou por meio do dom espiritual de profecia. A igreja que rejeitar ou for indiferente a esses dons, certamente, caminhará para a decadência, desviando-se para o mundanismo e o liberalismo quanto aos ensinos da Bíblia (1Co 14.3; cf. Mt 23.31-38; Lc 11.49; At 7.51,52); a política eclesiástica e a direção humana tomarão o lugar do Espírito,mas vamos procurar estar sempre em linha com a palavra do Senhor Jesus amém. (2Tm 3.1-9; 4.3-5; 2Pe 2.1-3,12-22).-----

terça-feira, 7 de setembro de 2010
















O vencedor comete erros e diz:
-Eu estava errado.
O perdedor diz:
-Não foi minha culpa.
O vencedor dá créditos à sua sorte por ter vencido, mesmo quando não se tratou de sorte.
O perdedor dá créditos à sua falta de sorte, por ter perdido.
O vencedor trabalha mais arduamente que o perdedor e tem mais tempo.
O perdedor está sempre muito ocupado, talvez evitando o fracasso.
O vencedor transpõe o problema.
O perdedor dá voltas ao redor do problema.
O vencedor desculpa-se por um erro ao repará-lo.
O perdedor pede desculpas mas faz a mesma coisa em uma próxima ocasião.
O vencedor sabe por que lutar e quando transigir.
O perdedor transige quando não deveria e luta pelo que não vale a pena. Todo dia é uma batalha de vida e é muito importante que estejamos lutando pelas coisas certas e não gastando tempo com assuntos acidentais.
O vencedor diz:
-Sou bom, mas não tanto quanto deveria ser.
O perdedor diz:
- Bem, eu não sou tão ruim quanto um bocado de gente.
O vencedor respeita o caminho que está seguindo.
O perdedor despreza aqueles que ainda não atingiram a posição que tem.
O vencedor respeita aqueles que lhe são superiores e tenta aprender com eles.
O perdedor ressente-se daqueles que lhe são superiores e tenta achar defeitos neles.
O vencedor é responsável por mais do que seu trabalho.
O perdedor diz:
-Eu apenas trabalho aqui.
O vencedor diz:
- Deve existir uma maneira melhor de se fazer isto.
O perdedor diz:
-Por que mudar? Esta é a maneira pela qual isto sempre foi feito...

Encontramos PERDEDORES todos os dias, mesmo com uma falsa aparência de vencedores!!!

sábado, 4 de setembro de 2010



VERICHIP
Anjo Digital ou Marca da Besta?
Além dos chips vendidos para o governo mexicano, mais de 1000 mexicanos também teriam implantado eles, por razões médicas, disse Aceves.
A empresa já vendeu 7.000 chips para distribuidores em todo os Estados Unidos e, provavelmente, mais de 1.000 desses tenham sido inseridos em clientes americanos, principalmente por razões de segurança ou de identificação.
O chip implantado está sendo apresentado como um avanço sobre cartões de crédito e cartões
inteligentes, que são objetos de furtos.”
Procuradoria Geral do México exigiu a marca da Besta em 160 pessoas.
“Na Cidade do México procuradores federais e pesquisadores passaram a receber implantes de chip em seus braços, a fim de obter acesso a áreas restritas dentro da Procuradoria-Geral da sede, disse Antonio Aceves, diretor geral da Solusat, a empresa que distribui os chips no México.
O Procurador-Geral Rafael Macedo de la Concha e 160 dos seus trabalhadores foram implantados com o VeriChip por um custo para os contribuintes de 150 dólares por cada chip. E os chips implantados são fabricados por VeriChip Corp, uma filial da Applied Digital Solutions, Inc. (ADSX), Flórida – afirma Scott Silverman, o diretor executivo.

O chip possui capacidade de armazenamento para 128 byt e s um emissor de frequência 134,2 kHz ,um receptor e uma antena. Não precisa de bateria. É ativado pelo scanner, que gera a energia na frequência de rádio, de forma a energizá-lo. Em seguida ele emite um sinal, por meio do qual um número de verificação é enviado ao scanner. Isto, por sua vez, abre acesso via internet, protegido por senha, ao Global VeriChip Subscriber Registry (GVS), cujos dados estão guardados em dois centros, em Riverside, na Califórnia, e em Owings, Maryland(...).
Não é possível removê-lo cirurgicamente para obter acesso ilegal a algum lugar, pois ao ser removido, ele é simultaneamente destruído.
O VeriChip também não pode ser enganado como os escanneres de impressões digitais e alguns escanneres de íris já o foram.
ALGUMAS DAS UTILIDADES DO VERICHIP:
- ‘Armas inteligentes’ com scanner embutido só poderão ser disparadas por pessoas com chip implantado na mão.
- Recém-nascidos não serão trocados nem raptados nas maternidades.
- Na identificação de cadáveres.
- Criminosos sexuais soltos sob condicional em Los Angeles em breve serão controlados por meio de um equipamento de vigilância novo, o ‘anjo digital’ ( da mesma empresa).
- Chipar pilotos impedirá o acesso de pessoas não autorizadas aos cockpits dos aviões.
Mas em primeiro lugar é preciso lidar com a aceitação social. A chave para isto está na medicina, onde a Applied Digital conseguiu se firmar rapidamente. Os setores de emergência de 140 hospitais nos Estados Unidos já estão equipados para o VeriChip; já é rotina escanear pacientes que estão confusos, inconscientes ou incapazes de falar por si mesmos (...).
Além da medicina, o setor de segurança é o maior mercado(...) para o chip implantado, que pode ser localizado por GPS. Para os filhos dos super-ricos e outras vítimas potenciais de sequestros (...).
Está em desenvolvimento exatamente o chip que possibilitará vigilância ininterrupta sobre uma pessoa (...)”.
(Norbert Lieth - Chamada da Meia-Noite, jul/2008)
Quem garante que amadores e hackeres não conseguirão monitorar a frequência da pessoa chipada com um leitor RFID? Quem garante que a empresa é confiável o bastante para armazenar os dados das pessoas? Dizer que o chip não pode ser removido e nem enganado causa alguma segurança? E se realmente um governo tirano obrigar as pessoas a usá-lo para exercer controle sobre elas, como poderão se livrar do problema? Serão escravas chipadas?
“A Applied Digital detém todas as patentes do “anjo digital” e projeta vendas mundiais de 100 bilhões de dólares”.
O que pensar de tudo isto? Se para alguns o chip tem a função de “anjo digital” para muitos outros ele é a marca da Besta. É importante lembrar que a adoção do chip RFID não precisa necessariamente ser legislada a tornar-se quase universal. Se um número suficiente de hospitais e companhias de seguros começarem exigindo ou fornecer descontos para a utilização dos chips, isso facilmente se tornaria uma norma.
Uma coisa é certa: o futuro da liberdade humana está comprometido.
Cerca de 2000 anos se passaram mas a História da humanidade segue fielmente para o cumprimento das profecias bíblicas:
“E faz que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, lhes seja posto um sinal na sua mão direita, ou nas suas testas,para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome” . (Ap 13:16,17).
Fonte: JORNAL PALAVRA DE VIDA.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Dez razões para freqüentar a Escola Dominical

1. Porque você tem necessidade do genuíno e sadio alimento espiritual que só pode ser obtido pelo estudo claro, metódico, continuado e progressivo da palavra de Deus, ensinado na Escola Dominical;

2. Porque você cresce e desenvolve-se através do estudo da palavra de Deus;

3. Porque você cumpre os objetivos da Igreja do Senhor, pois os objetivos da Escola Dominical são os mesmos da Igreja;

4. Porque você adquire qualidade bíblica e espiritual permanente, pois é a Escola Dominical que determina a qualidade e o nível espiritual da igreja local, e não os outros departamentos como a união de mocidade e de mulheres, por mais excelentes que eles sejam;

5. Porque você (seja adulto, jovem, adolescente ou criança) adquire uma fé mais robusta e madura e, assim, estará pronto e mais apto para desempenhar as atividades da Obra de Deus;

6. Porque você desenvolve a sua espiritualidade e o seu caráter cristão;

7. Porque você aprende e realiza a evangelização na Escola Dominical e através dela; além disso, aprende a amar e a cooperar com a obra missionária;

8. Porque você tem oportunidades ilimitadas para servir ao Senhor, pois a Escola Dominical é o lugar da descoberta, movimentação e treinamento de novos talentos;

9. Porque você se reúne com a sua família, fortalecendo o relacionamento entre pais e filhos, as crianças crescem na disciplina do Senhor; e os casais aperfeiçoam a vida conjugal;

10. Porque a sua vida espiritual é avivada, pois a Escola Dominical é uma fonte de avivamento, porque onde a Palavra de Deus é ensinada e praticada o avivamento acontece.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Profetas e Profecias

LIÇÃO 10
O MINISTÉRIO PROFÉTICO NO NOVO TESTAMENTO
TEXTO BÁSICO:I Cor 2.9-13

II Pd 1.19



Quando se fala em profecia, há em muitos obreiros uma certa cautela, isso é perfeitamente natural.Embora saiba-se que Deus fala por meio da profecia,há no meio evangélico muito interesse em jogo, quais sejam:posição, dinheiro,fama ,destaque entre outros,por isso deve-se saber que três espíritos operam na igreja o do homem, o diabo e o Espírito de Deus. Há sempre a necessidade de se discernir.
Ainda que aja cautela quanto às manifestações proféticas na igreja, deve-se evitar o desprezo total das profecias como Paulo recomenda aos tessalonicenses I Ts 5.20.

Enquanto no Antigo Testamento havia o ministério profético estabelecido para corrigir apostasia de Israel apontando-lhes os erros e futuros castigos e bênçãos, no Novo Testamento há também profecias e profetas, porém com função diferente: Jesus profetizou Lc 21.24,Jo 4.17,18; 16.30;21.17;Pedro II 2.1-3,7-8;Paulo I Cor 15.52-55,At 13.1;15. 32.

Todas as revelações das profecias têm como fonte o Espírito,pois este,conhece as profundezas de Deus, por isso busquemos as revelações de Deus por meio do seu Espírito, visto que ele está conosco.
Se a profecia serve para exortar,edificar e consolar, I Cor 14.3,4, então que o Senhor continue falando conosco, nos ajudando a serví-lo melhor, porém sempre que houver tal manifestação, não devmos esquecer o conselho de João I Jo 4.1.