A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo Seja Contigo. Bem-vindo.
sábado, 27 de agosto de 2011
TÍTULO: “PRESERVANDO A IDENTIDADE DA IGREJA”
TEXTO ÁUREO – II Cor 11:3
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: At 20:25-32
I - INTRODUÇÃO:
. At 20:28b; Ef 2:1 - Jesus Cristo não morreu para comprar terras nem edifícios, mas para resgatar homens e mulheres que estavam mortos em delitos e pecados, dar-lhes salvação e a esperança da vida eterna. Logo, a verdadeira Igreja, no sentido espiritual, é formada por aqueles que ouviram e creram na Palavra de Deus; por aqueles que, pela fé, foram lavados pelo sangue de Jesus e transformados pelo poder do Espírito Santo, mudando radicalmente de vida e submetendo-se aos mandamentos divinos.
II – SENTIDOS DA PALAVRA “IGREJA”:
. O vocábulo EKKLESIA significa, basicamente, OS CHAMADOS PARA FORA, dando a entender um grupo distinto, selecionado e TIRADO PARA FORA DE ALGO.
. Faz-nos pensar na chamada de Jesus aos pecadores perdidos (Mt 9:13; Lc 19:10; Fp 3:14; I Cor 1:9), tirando-os das trevas, do mundo e da geração perversa (Cl 1:13; Jo 15:19; At 2:40).
. A finalidade desta CHAMADA PARA FORA é para que sejamos o povo de Deus; um povo Seu, especial, zeloso de boas obras; uma geração eleita, um sacerdócio real, uma nação santa, um povo adquirido e um povo para o Seu nome (II Cor 6:14-18; Tt 2:14; I Pe 2:9; At 15:14).
III - CARACTERÍSTICAS DE UMA IGREJA QUE POSSIBILITAM SUA IDENTIFICAÇÃO:
. A Igreja é um organismo vivo. Sendo assim, ela atua em nome de Jesus e sob a orientação do Seu Espírito, possuindo características que venham possibilitar sua identificação. Vejamos algumas delas:
. (1) – JESUS - A PRIORIDADE DA IGREJA
- Vivemos numa sociedade, onde a grande prioridade é ter, possuir. O mercado tornou-se uma grande divindade. Alcançar o bem material desejado torna-se uma grande compensação. As Igrejas se rendem a ele. A salvação é a prosperidade, é o possuir um negócio próprio, uma casa, um carro. Dificilmente conseguimos ouvir testemunhos contemporaneos sobre a genuína alegria de encontrar Cristo e a esperança da eternidade com Deus. Ao contrário, está tudo descrito em bens materiais. Jesus é instrumentalizado para o consumo, e, com isso, Deus, também, foi posto ao serviço do mercado. Está certo isso? Estaria salva uma pessoa que, tendo aceitado Jesus, continuasse desempregada? Segundo algumas teologias, a resposta seria não.
. A salvação, no Evangelho, pode representar a renúncia às posses, como foi no caso de Zaqueu - Lc 19.8-9 -. Zaqueu perdeu a riqueza para ganhar a Cristo e a Salvação. O contrário do jovem rico - Lc 19.18-23. Assim, a salvação está relacionada à afirmação de Jesus no Sermão do Monte - Mt 6.33.
. Não há Igreja sem Jesus! Em tempos de modismos doutrinários, é decisivo ensinar: “Cristo, o Salvador, é o fundamento da Igreja". Devemos seguir o ensino do Mestre, conforme viveu Paulo - Gl 2:20. Isto é, Jesus é prioridade: nossa fé deve estar centrada nEle; nossos valores devem ser orientados por Seu Evangelho; devemos viver uma viva dependencia de Sua graça salvadora. Estes são caminhos da salvação e o único modo de ser Igreja de Jesus. Desta forma, estaremos preservando a identidade da Igreja.
. (2) - A IGREJA DEVE VALORIZAR, RECONHER E ESCOLHER A CRUZ -
A cruz é uma realidade. Ainda que alguns tentem escondê-la, ela é o maior símbolo do Cristianismo.
. Hoje, há tentativas de transformar a fé cristã numa religião da negação do sofrimento, da exaltação, do prazer e da prosperidade. Mas o Cristianismo, embora considere alegria, prazer, prosperidade, frutos da vida cristã, não tem vergonha da cruz; pelo contrário, a considera o poder de Deus. Afinal, foi esta a ordem de Jesus: Lc 9.23-24 -. Não escolher a cruz, nos termos das palavras de Jesus, é escolher o mundo, é perder a verdadeira vida.
. (3) - IGREJA - UMA COMUNIDADE FRATERNA - At 2:42, 44 - Estas expressões marcam definitivamente o modo de ser fraterno da Igreja.
. Temos sido ameaçados por uma visão que tem se tornado hegemônica no meio neo-evangélico brasileiro, a qual tenta implantar uma Igreja que, ao invés de ser uma família, onde todos buscam se conhecer, amar e apoiar-se mutuamente, por uma Igreja rodoviária, onde multidões chegam e a maioria não se conhece, ficam pouco tempo ali, e, em seguida, partem por diferentes caminhos, para destinos desconhecidos.
. As Igrejas precisam ser uma comunidade fraterna e terapêutica. As pessoas estão carentes de atos de amor. É nossa vocação propiciarmos um espaço de acolhimento que seja restaurador da dignidade humana e da criação de Deus, desfigurada pelo pecado.
. (4) - IGREJA - LUGAR DE COMUNHÃO E UNIDADE - Jo 17 - Da experiencia da multiplicação dos pães ao quadro da última Ceia, a vida de Jesus é um constante apelo à solidariedade, comunhão e serviço mutuo em amor.
. Ser uma comunidade cristã é, antes de tudo, a grande ênfase e tarefa. Devemos mostrar que é possível construir uma comunidade fraterna e voltada para o apoio mutuo. Não podemos ser uma comunidade, onde irmãos se destroem e se devoram mutuamente (Gl 5.15). Isso é um escândalo para o Evangelho. Temos que tomar em consideração e exemplo a vivencia expressa pela comunidade cristã primitiva. O testemunho de Atos 2.42-47 nos mostra uma comunidade, onde a dor, a alegria, a refeição, a necessidade, enfim, tudo era compartilhado. Eram, de fato, uma família de fé, unidos pelo amor. Essa ênfase põe, à luz do dia, a necessidade da ligação, do relacionamento, conhecimento entre as pessoas da comunidade e se traduz em amor a Deus e ao próximo, de tal forma que um condiciona o outro - Fp 1.9 cf Mt 22.37-40; Jo 2.9-11.
. (5) - IGREJA - AGENCIA DO CÉU NA TERRA - Agencia é uma instituição que trata de assuntos específicos ou prioritários. Há agencias de carros, de moda, de noticias etc. E qual é o seu assunto prioritario da Igreja? É o Reino de Deus; um reino governado por Deus e que jamais terá fim - Lc 1.33. - A Igreja de Jesus está na terra para promover e implantar o Reino de Deus.
. A prioridade da Igreja é evangelizar, anunciar que Jesus Cristo veio libertar e salvar o homem. Mas se ela inverter essa prioridade deve preparar-se para perder valor e objetivo. É muito bom a Igreja realizar trabalhos assistenciais em colegios, orfanatos, hospitais e nas ruas, com mendigos. Fazer caridade é bíblico; as boas obras demonstram a fé que abraçamos; é consequencia dela! Mas qual foi a ordem que Jesus deu a Seus discípulos? – “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura” - Mc 16.15 -. A Igreja deve estar em todos os segmentos da sociedade, porém ela está neste mundo para estabelecer o Reino de Deus na terra. Se a Igreja perder o foco, perderá valor e o objetivo. Este é o assunto prioritario da Igreja.
. (6) - IGREJA - COLUNA E BALUARTE DA VERDADE - I Tm 3:15 - No original grego, a palavra traduzida como coluna é "stulus", pilar, uma das estruturas que sustenta um edifício; e o termo traduzido como baluarte é "edraioma", apoio, esteio, alicerce (daí a ideia de lugar seguro, fortaleza inexpugnável). Como coluna e baluarte da verdade, a Igreja deve abrigar, apoiar e sustentar a verdade revelada na Palavra de Deus.
. Logo, para ter sua identidade preservada, a Igreja...:
. (A) - DEVE GUARDAR-SE DOS FALSOS PROFETAS - O cristão bem instruído na Palavra, sabe que de fato Deus fala, revela, usa as pessoas com dom de profecia. Mas está atento ao ensinamento dos apóstolos João e Paulo - I Jo 4:1; I Cor 14:29-31, 33.
. O que sustenta a Igreja do Senhor é a Palavra. Ela é a maior profecia. Leiamos a Bíblia. Conheçamos o verdadeiro Deus. Sejamos submissos a Ele com amor e temor. Só assim não daremos ouvidos a falsos profetas e a falsos ensinos, contrários à Palavra de Deus.
. (B) - NÃO DEVE CONCORDAR COM HERESIAS - A Igreja, como coluna e baluarte da verdade, não pode dar lugar a heresias e a deturpações da Palavra de Deus. O evangelho é simples. Não podemos admitir que heresias venham atrapalhar a pregação do evangelho genuíno.
. A Igreja é a única organização neotestamentaria reconhecida na Bíblia. Ela deve pregar com simplicidade e temor a Deus o Evangelho de Cristo. Sendo assim, desconfiemos de grupos independentes que preguem uma visão propria das Escrituras, com base em novas "revelações", pois em sua maioria trata-se de heresias. Atentemos para o ensinamento de Paulo à Igreja na Galácia: Gl 1:7-9.
. (C) - DEVE GUARDAR-SE DA HIPOCRISIA - Se a Igreja é coluna e baluarte da verdade, não é possível haver hipocrisia dentro dela. E o que significa hipocrisia? Fingimento, simulação, falsidade, impostura. Hipócrita é aquele que se passa por aquilo que não é e disfarça o que está em sua essencia - Mt 23:27; Mc 8:15.
. Muitas pessoas desejam mostrar que são mais santas do que as outras. No fundo, estão querendo esconder alguma falha grave. Quem é muito santo não precisa dizer que é. As pessoas ao redor percebem o seu compromisso com Deus e a sua integridade. Não é necessário fazer tipo - I Sm 16:7b
. Há cristãos que dentro da Igreja louvam, participam das atividades, tem carteirinha de membro, mas quando saem da Casa de Deus levam a namorada para o motel, mentem, fazem fofocas, intrigas e gostam de posar de santo. Eles não abandonam a vida de pecado e devassidão, vivem um falso cristianismo, pois não tem real compromisso com o Senhor. São falsos cristãos, pois vem para o evangelho como estão e continuam do mesmo jeito ano após ano.
. Muitos se dizem cristãos, mas estão amasiados com uma mulher do trabalho. Todo mundo sabe, inclusive a liderança, mas ninguém toma providencias, porque o que interessa são os dízimos e as ofertas consideráveis que o "irmãozinho" dá. Antes da ceia, a pessoa pede "perdão" a Deus, sabendo que permanecerá em pecado, mas não muda de postura.
. Tem muita gente dentro da Igreja levando uma vida dupla. Espiritualmente, isto é uma evidencia não apenas de doença psico-emocional, mas também de falta de libertação, de jugo de Satanás sobre a pessoa. Afinal, o diabo é o pai da mentira; é aquele que calunia e joga um contra o outro. Para preservar sua identidade, a Igreja não pode aceitar tal jugo!
IV - CONSIDERAÇÕES FINAIS:
. A Igreja foi e sempre será Corpo de Cristo, agencia do Reino de Deus nesta terra, coluna e baluarte da verdade, um instrumento poderoso na mão do Senhor para promover o evangelismo, a libertação, a cura e a salvação de muitas almas. Ela está fundamentada sobre a Pedra Angular, que é Cristo! Ele vive e reina para sempre e irá desposar uma Noiva pura e incontaminada, que comprou e purificou com o Seu sangue. Esta é a Igreja verdadeira que viverá para sempre com o Senhor! Uma Igreja que luta para preservar sua identidade.
sábado, 18 de junho de 2011
INTRODUÇÃO:
1. OS FALSOS ENSINOS DOS ÚLTIMOS DIAS
Como no princípio, a centenária Assembléia de Deus precisa responder aos falsos ensinamentos que tentam se instaurar dentro da igreja do Senhor. Para tanto, faz-se necessário que valorizemos o estudo constante da Bíblia Sagrada, a Palavra de Deus. Jesus foi um Mestre, um Ensinador comprometido com a Verdade, Ele é a própria Verdade (Jo. 14.6). Do mesmo modo, precisamos valorizar a instrução na igreja, seja nos cultos de doutrina, na Escola Dominical, nos estudos bíblicos e nos institutos teológicos, com a função primordial de conservar a pureza da doutrina pentecostal.
ZIBORDI, C. S. Evangelhos que Paulo jamais pregaria. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.
terça-feira, 31 de maio de 2011
Texto Áureo: Mt. 3.11 – Leitura Bíblica: At.2.1-4;4,7.
ALENCAR, G. Assembléias de Deus. São Paulo: Arte Editorial, 2010.ARAÚJO, I. Dicionário do Movimento Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2007.
quinta-feira, 5 de maio de 2011
A TODAS AS MÃES,QUE O SENHOR DERRAME SOBRE VOCÊS AS BENÇÃOS DE DEUTERONÔMIO CAP:28 vers.1 á 14. SÃO OS VOTOS DA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL DA JATIÚCA.
Texto Áureo: I Co. 14.12 – Leitura Bíblica em classe: At.16.16-24.
• Esse dom é chamado PALAVRA DO CONHECIMENTO ou DA CIENCIA, e não o dom do conhecimento ou da ciencia.
• Por meio deste dom, Deus, que tem todo o conhecimento, traz revelação de fatos que já ocorreram (passado) e/ou de fatos que estão ocorrendo no momento da revelação (presente) e que são totalmente desconhecidos daqueles que o Senhor irá usar com este dom.
• Meditemos em alguns exemplos:
• (1) - Jo 4:5-29 – Quando Jesus lidou com a mulher junto ao poço em Samaria, Ele empregou o dom da palavra do conhecimento para convencê-la de sua necessidade de um Salvador.
• A mulher queria aquela água viva. Porém, Jesus mandou-a ir buscar primeiro o marido. Quando ela disse que não tinha marido, Jesus respondeu: - “Disseste bem. Não tenho marido. Porque tiveste cinco maridos (fato passado, já acontecido) e o que agora tens (fato presente) não é teu marido; isto disseste com verdade”.
• Jesus é Deus. Ele é onisciente. Por isso, só Ele tem condições de trazer revelações aos Seus servos de fatos desta natureza.
• (2) - At 9:10-12 – O Senhor mandou Ananias ir até certa casa e orar por Saulo. Ananias não poderia ter sabido, pelos seus conhecimentos naturais, que: em certa casa, em certa rua, um homem chamado Saulo estava orando naquele exato momento. Não poderia ter sabido destes fatos que estavam ocorrendo naquele momento (fatos presentes), a não ser por meio do Dom da Palavra do Conhecimento.
• (3) - At 10:17-20 – Pedro tinha caído em êxtase e teve uma visão. Enquanto Pedro pensava sobre o significado daquilo, o Espírito Santo disse a ele: - “Eis que três varões te buscam”.
• Pedro não sabia que os homens estavam ali. Mas o Espírito Santo revelou. Reparemos que era um fato que estava acontecendo naquele momento (um fato presente). Portanto, trata-se do dom da palavra do conhecimento em operação.
• (4) - I Rs 19:1-4, 14, 18 – O profeta Elias estava muito corajoso lá no alto da montanha quando orou para o fogo descer do céu. Mas quando alguém lhe disse que Jezabel iria fazer com ele o mesmo que o fizera aos profetas de baal, Elias ficou com medo. Sentou-se debaixo do zimbro e pediu a Deus para morrer.
• No verso 18, porém, Deus deu a Elias uma palavra de conhecimento que o encorajou. Elias não poderia ter sabido disso de nenhuma outra maneira, a não ser pela operação do dom da palavra do conhecimento.
• (5) - II Rs 5:25-26 – Depois de Naamã ter sido curado da lepra, queria dar ao profeta Eliseu conjuntos de roupas, prata, ouro e outros presentes para expressar a sua gratidão. Eliseu, no entanto, recusou.
• Porém, Geazi, o servo de Eliseu, correu atrás de Naamã e mentiu para ele – II Rs 5:21-24.
• Naamã estava tão emocionado com a sua cura, que deu a Geazi o dobro daquilo que pedira. Depois, Geazi escondeu os presentes.
• Quando Geazi voltou a Eliseu, este falou as palavras dos versos 25-26.
• Como é que Eliseu poderia saber o que acontecia a vários quilômetros de distância? Deus, por meio do dom da palavra do conhecimento, o revelou a ele fatos já ocorridos!
• O Senhor deu a Eliseu uma revelação sobrenatural daquilo que acontecera (fatos que já tinham acontecido) e, assim, o hipócrita Geazi foi desmascarado.
• (6) - II Rs 6:9-12 – Cada vez que os sírios armavam uma emboscada contra Israel, o profeta de Deus revelava os planos deles ao rei de Israel.
• Finalmente, o rei da Síria reuniu-se com seu gabinete e disse: - “Não me fareis saber quem dos nossos é pelo rei de Israel?”
• Um dos servos do rei respondeu: - “Não, ó rei, meu senhor; mas o profeta Eliseu, que está em Israel, faz saber ao rei de Israel as palavras que tu falas na tua câmara de dormir”.
• Essa revelação a respeito das emboscadas pelos sírios era uma revelação sobrenatural! O profeta Eliseu não poderia ter sabido dos planos do inimigo! Eliseu não estava na Síria! Os planos do inimigo (fatos já acontecidos) lhe foram revelados de modo sobrenatural mediante o dom da palavra do conhecimento e seu país foi salvo do perigo.
• (7) - I Sm 9:1-6, 18-20 – Enquanto Saul estava à busca das jumentas do seu pai, o moço disse: - “Eis que há nesta cidade um homem de Deus, e homem honrado é; tudo quanto diz, sucede assim infalivelmente; vamo-nos agora lá; porventura nos mostrará o caminho que devemos seguir”.
• Antes mesmo de Saul perguntar sobre o paradeiro das jumentas de seu pai, Samuel disse: - “E quanto às jumentas que há três dias se te perderam (fato passado), não ocupes o teu coração com elas, porque já se acharam (fato já acontecido)”.
• (8) - I Sm 10:21-23 – Embora Samuel já tivesse ungido Saul rei de Israel, quando veio a hora de lançar sortes para determinar quem seria rei, Saul se escondeu entre a bagagem.
• Quando o povo não conseguiu achá-lo, inquiriu do Senhor, ao invés de mandar todos irem procurá-lo.
• E o Senhor lhes contou exatamente onde Saul estava (fato que estava acontecendo) e, quando o procuraram ali, o acharam.
• Trata-se do dom da palavra do conhecimento em operação.
• MUITA ATENÇÃO: Existe a possibilidade do dom da palavra da sabedoria e do dom da palavra do conhecimento operarem conjuntamente. Vejamos alguns exemplos:
• (A) – TODAS AS CARTAS ESCRITAS ÀS IGREJAS DA ÁSIA CONSTANTES DO LIVRO DE APOCALIPSE - O conhecimento a respeito da condição atual dessas sete igrejas foi uma manifestação do dom da palavra do conhecimento. Após, o Senhor passou a usar João no dom da palavra da sabedoria.
• JOÃO EXILADO NA ILHA DE PATMOS, NÃO TERIA A MÍNIMA POSSIBILIDADE DE SABER O QUE ESTAVA ACONTECENDO NAQUELAS IGREJAS, MAS JESUS LHE REVELOU A CONDIÇÃO ESPIRITUAL DE CADA UMA DELAS, POR MEIO DO DOM DA PALAVRA DO CONHECIMENTO E, POR MEIO DO DOM DA PALAVRA DA SABEDORIA, Jesus instruiu cada Igreja quanto àquilo que ela devia fazer no futuro de acordo com Seu plano e propósito para cada uma delas.
• Vejamos apenas um exemplo para nossa meditação: Apc 2:1-7:
• - Apc 2:2-4 – Está em operação o dom da palavra do conhecimento (fatos passados e/ou presentes); estão ocorrendo.
• - Apc 2:5 – Está em operação o dom da palavra da sabedoria (fatos que ainda irão acontecer).
• - Apc 2:6 – Volta em operação o dom da palavra do conhecimento (fatos presentes; estão ocorrendo).
• - Apc 2:7 – Volta em operação o dom da palavra da sabedoria (fatos que
ainda ocorrerão).
• - (B) - At 9:10-16 – O Senhor informou a Ananias onde devia procurar Saulo; que Saulo estava orando; que Saulo teve uma visão; contou a rua exata onde Saulo estava; a casa exata; e o nome exato da pessoa a procurar. TODOS ESSES SÃO FATOS PRESENTES (dom da palavra do conhecimento).
• O Senhor também revelou a Ananias que Saulo, na visão deste, tinha visto um homem chamado Ananias entrar e impor sobre ele as mãos a fim de que Saulo recuperasse a vista. Ou seja, FATOS QUE AINDA IRIAM ACONTECER (o dom da palavra da sabedoria).
• Dando-lhe ainda mais revelação, o Senhor disse: - “Pois eu lhe mostrarei quanto lhe importa sofrer pelo meu nome”.
• Isso significa que Saulo sofreria muitas perseguições e privações físicas. E foi assim que lhe aconteceu: Paulo foi apedrejado e deixado como morto; cinco vezes recebeu trinta e nove açoites dos judeus; sofreu naufrágio três vezes; em todos os lugares que ia, as pessoas despertavam perseguições contra ele.
• Essa revelação dada a Ananias no tocante às grandes coisas que Paulo sofreria, também foi uma manifestação desse dom sobrenatural chamado palavra da sabedoria.
• É só guardarmos os seguintes detalhes:
• - (1º) – A revelação trazida pelo dom da palavra da sabedoria, sempre trará revelação de fatos que ainda irão acontecer.
• - (2º) – Já o dom da palavra do conhecimento traz revelação a respeito de coisas passadas e/ou presentes.
3.DOM DE DISCERNIMENTO DE ESPÍRITOS
O dom de discernimento de espírito constitui-se de extrema relevância para a igreja. O propósito central desse dom é desvelar manifestações espirituais a fim de avaliá-las se procedem de Deus. O conhecimento da Palavra de Deus nos serve bastante para esse fim, enquanto arma espiritual (Ef. 6.11,12). Recomenda-se, portanto, o exame de toda e qualquer manifestação à luz da revelação da Bíblia. O dom de discernimento de espíritos na igreja manifesta-se dentro de uma determinada situação, com vistas à elucidação de práticas distanciadas da verdade e que não podem ser facilmente identificadas por meios humanos. Esses dons que manifestam a sabedoria de Deus estão interligados, pois Pedro, depois de receber o discernimento espiritual, conhecendo que Ananias e Safara mentiam, declarou sobre ele uma palavra de julgamento (At. 5.1-5). Pela palavra escrita e pelo dom espiritual, a igreja deva estar atenta aos falsos espíritos, por isso, conforme recomenda o apóstolo João “amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus... todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; e todo espírito que não confessa a Jesus não procede de Deus; pelo contrário, este é o espírito do Anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que vem, e, presentemente já está no mundo” (I Jo. 4.1-3). Esse dom é importante dentro da igreja, em virtude da distorção do cristianismo bíblico crescente nos últimos dias (I Tm. 4.1).
segunda-feira, 25 de abril de 2011
LIÇÃO Nº 05 - DATA: 01/05/2010 TÍTULO: “A IMPORTÂNCIA DOS DONS ESPIRITUAIS” TEXTO ÁUREO – I Cor 12:1 LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: I Cor 12:1-11
• Dentre as insondáveis riquezas espirituais que Deus coloca à disposição da Sua Igreja na terra, destacam-se os dons do Espírito Santo, apresentados pelo apóstolo Paulo como agentes de poder e de vitória que habilitam a Igreja para o cumprimento da sua missão no mundo.
• Uma boa maneira de conseguir um emprego é ir preparado para trabalhar. Uma boa maneira de receber os dons espirituais é estar "na obra" de Deus, em vez de estar sentado, de braços cruzados, esperando que o dom caia do céu.
A Escola Bíblica Dominical Tem Sido Uma Benção.
Se todos participarem a nossa igreja irá crescer muito.
Tanto no conhecimento,na graça,na sabedoria e no
Aprendizado.O Senhor com certeza vai nos abençoar.
Depende exclusivamente de cada um de Nós.
A Palavra de Deus nos exorta dizendo:
Errais por não conhecer as escrituras. Sendo assim
temos o dever de Cristão de aprofundarmos no cohe-
cimento da Santa Palavra de Deus.
Amados Jesus quer apenas que sejamos um bom conhecedor
da sua palavra. Sabendo manejá-la em todo tempo.
Que o Senhor vos abençõe ricamente e lembre-se que Jesus te ama e você faz a diferença.
Um abraço do amigo e irmão em Cristo Jazon.
Coordenadora Da E.B.D,Irmã Regia Ministrando para as crianças.
As professoras que Jesus abençõe muito.
Prof:Caxate oh!Glória
ESPÍRITO SANTO – AGENTE CAPACITADOR DA OBRA DE DEUS
Texto Áureo: Lc. 24.49 – Leitura Bíblica: Lc. 24.46-49; At. 1.4-8
INTRODUÇÃO:
A igreja pode facilmente ser tentada a pensar que é capaz de desenvolver a obra de Deus pelos seus próprios esforços. Principalmente nos dias atuais em que muitas instituições religiosas deixaram de ser igrejas e se transformaram em empresas. Na aula de hoje aprenderemos sobre como não transformar a obra de Deus em uma mera instituição, e isso somente poderá ser evitado se dependermos, cada vez mais, da capacitação do Espírito Santo.
1. ESPÍRITO SANTO, O AGENTE CAPACITADOR
Os discípulos receberam de Jesus a comissão de pregar o evangelho, fazendo discípulos em todas as etnias (Mt. 28.19; Mc. 16.15). Mas para fazê-lo, eles deveriam depender do Espírito Santo, não confiar apenas na capacidade humana, por isso, o Senhor os orientou para que ficassem em Jerusalém, até que: “do alto sejais revestidos de poder” (Lc. 24.49). É o Espírito Santo quem capacita a igreja para desenvolver a obra de Deus. Conforme já destacamos em aulas anteriores, o poder do alto, que desceu sobre os discípulos, e se encontra disponível nos dias atuais para a igreja, visa o testemunho de Cristo (At. 1.8). Quando lemos os relatos dos evangelhos sobre os discípulos, percebemos o quanto esses eram frágeis, e quanto temiam as autoridades religiosas, o próprio Pedro negou a Jesus (Lc. 22.60-62). Depois de ter recebido o poder do Espírito Santo, testemunhou com ousadia perante as autoridades judaicas, afirmando que elas haviam crucificado a Jesus (At. 2.36). Como resultado do derramamento de poder do alto, os discípulos se posicionaram firmemente contra aqueles que se opunham à Palavra de Deus (At. 4.29-31). Diante das ameaças, eles sequer pensaram em recorrer às autoridades humanas, antes se reuniram para suplicar a Deus que lhes desse intrepidez para continuar pregando o evangelho de Cristo e que o Senhor confirmasse a Palavra por meio de milagres.
2. A IGREJA E A AGÊNCIA DO ESPÍRITO
A igreja primitiva era guiada pelo Espírito Santo, os discípulos sabiam que não poderiam confiar apenas neles mesmos. De modo que o livro de Atos dos Apóstolos pode muito bem ser chamado de Atos do Espírito Santo, pois, ao longo desse relato lucano, percebemos a atuação direta do Espírito sobre a igreja. Os primeiros obreiros não eram escolhidos por meio de conchavos político-eclesiásticos ou por conveniências e amizades, mas através da direção do Espírito, pois “servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: separai-me agora a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado... e enviados, pois, pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia (At. 13.2-4). As divergências na igreja também eram resolvidas através da operação do Espírito Santo. Quando a igreja se sentiu ameaçada pelas heresias dos judaizantes, sob o risco de ser fragmentada por aquela seita, os líderes da igreja se reuniram em Jerusalém, e por intermédio da Palavra e do Espírito, orientaram as igrejas gentias para que não dependessem de rituais religiosos para a salvação, mas do sacrifício de Cristo (At. 15.28). A expansão da igreja é uma obra do Espírito Santo, instrumentalizando os seus apóstolos. Em At. 16.6,7, o Espírito Santo modificou o programa de viagem de Paulo e Silas para a Ásia Menor, conduzindo-os para Macedônia e Grécia, falando a eles por meio de uma revelação, na qual um “varão macedônio” pede-lhes ajuda (At. 16.9).
3. A OBRA NA DIREÇÃO DO ESPÍRITO
O desenvolvimento da obra de Deus somente acontece com proveito espiritual se essa for capacitada pelo Espírito Santo, que é o agente da igreja. Isso não quer dizer que devemos desprezar a preparação humana, pois sabemos que o Espírito Santo usou Paulo, inclusive sua formação cultural para a expansão do evangelho. Mas não podemos achar que podemos fazer tudo sozinhos, com os nossos conhecimentos, recursos financeiros e influências políticas. Se assim pensamos, findaremos como a igreja de Laodicéia (Ap. 3.14-22), que ostentava auto-suficiência, dizia-se rica e abastada e que não precisava de coisa alguma, mas Cristo, ao avaliá-la, a identificou como “infeliz, miserável, pobre, cego e nu”. O orgulho da igreja de Laodicéia os cegou ao ponto de não enxergarem a condição espiritual na qual se encontravam. Os membros daquela igreja se achavam fortes e independentes, mas o estado real era de fraqueza, pois dependiam deles mesmos, não do poder do Espírito Santo. Uma igreja conduzida pela pelo Espírito Santo desenvolve a obra de Deus de acordo com Seu intento. Ela é como a igreja de Filadelfia (Ap. 3.7-13) que se considerava pobre, mas era rica aos olhos de Cristo, que dizia ter pouca força, mas que diante de Deus era poderosa, pois guardavam a Palavra de Cristo e não negava o Seu nome (Ap. 3.8). Uma igreja que se acha poderosa por causa da sua influência política ou rica porque detém grande patrimônio, está confiando em sua própria força, o final é sempre a ruína espiritual. Uma igreja que se acha fraca e depende de Deus, é forte, pois ela é direcionada pelo Espírito, mesmo que não tenha muitos bens, mas seja cheia de fé, abalará o mundo, e ainda que não tenha influência política, fará proezas, pois agirá sob o poder do Espírito Santo (At. 1.8).
CONCLUSÃO:
A obra de Deus não é desenvolvida por meio de ativismos, na verdade, esse, na maioria das vezes, serve apenas para ocultar a ausência do poder do Espírito Santo. Uma igreja poderosa depende da agência do Espírito Santo na escolha dos líderes, na evangelização, na obra missionária e na resolução de conflitos. A igreja primitiva, impulsionada por esse poder, foi capaz de expandir o evangelho de Cristo até aos confins da terra, pois enquanto os discípulos pregavam o evangelho com ousadia, o Consolador convencia os ouvintes do pecado, da justiça e do juízo (Jo. 16.8-11). Se assim acontecer, a igreja não estará servindo à obra, mas ao Deus que a agencia e a conduz.
quarta-feira, 13 de abril de 2011
sábado, 26 de março de 2011
Dwight Lyman Moody
"Um homem pode falsificar o amor, pode falsificar a fé, pode falsificar a esperança e todas as outras virtudes, mas é muito difícil falsificar a humildade.
O caráter é o que você é na escuridão.
O mundo não entende a teologia ou o dogma, mas ele entende amor e a compaixão.
A tendência do mundo é para baixo - o caminho de Deus é para cima.
A obediência quer dizer marchar em frente quer sentirmos ou deixarmos de sentir alguma coisa. Muitas vezes andamos contra as nossas sensações. Fé é uma coisa, e sensação é outra.
O cristão de joelhos vê mais do que um filósofo nas pontas dos pés.
Deus não despede ninguém vazio exceto aqueles que são cheios de si mesmos.
Pequenos números não fazem nenhuma diferença para Deus. Não há nada pequeno se Deus estiver nele.
Acredito que satã existe por duas razões: primeiro, a Bíblia diz que sim; segundo, já negociei com ele.
Tenho mais preocupações com D. L. Moody do que com qualquer outro homem que alguma vez me encontrei.
Deus não tem nada para dizer a justos aos seus próprios olhos.
Quando um homem não tem nenhuma força, se ele se inclinar diante de Deus, ficará poderoso.
As tentações parecem-se com vagabundos. Trate-as amavelmente, e elas retornarão trazendo outras com elas.
As tentações nunca são tão perigosas a não ser quando elas nos vêm sob um traje religioso.
Se eu caminhar com o mundo, eu não posso andar com o Deus.
Podemos suportar melhor a aflição do que prosperidade, já que na prosperidade nos esquecemos de Deus.
Tenha coragem. Andamos no deserto hoje, e na Terra Prometida amanhã.
Orei por fé e pensei que qualquer dia a fé baixaria e me atingiria como o relâmpago. Mas a fé não pareceu vir. Um dia li em Romanos 10, " A Fé vem pelo ouvir, e ouvir pela Palavra do Deus." Então abri minha Bíblia e comecei a estudar, e a fé vem crescendo desde então.
Buscar o perpetuar do nome de alguém na terra é como escrever na areia da praia; para ser perpétuo ele deve ser escrito em costas eternas.
Acredito que a família foi estabelecida muito antes da igreja, e o meu dever é primeiro com minha família. Não devo negligenciar minha família.
Você vai encontrar centenas de censuradores entre cristãos professos; mas toda a crítica deles não conduzirá uma única alma a Deus.. Sinto que Jesus Cristo deveria ter um representante muito melhor do que sou. Mas já vivi por muito tempo, o bastante para descobrir que não há nada perfeito neste mundo. Se você for esperar até que encontre um pregador perfeito ou que melhore as reuniões, temo que vai precisar de um milênio.
A lei pode me dizer quão torto eu sou. Mas quando a graça vem, endireita-me.
Uma vida consagrada produzirá uma impressão mais profunda. Os faróis não carregam nenhuma buzina; eles apenas brilham.
"AUTOR: Dwight Lyman Moody