A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo Seja Contigo. Bem-vindo.

Com a graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, a bênçao de Deus e do Espírito Santo e Anuência do Reverendo Pastor Antônio Jorge Moreira, seja abençoado ao ler cada mensagem posta.

quarta-feira, 10 de março de 2010

LIÇÃO 11 - CARACTERÍSTICAS DE UM AUTÊNTICO LÍDER

UM AUTÊNTICO LÍDER CUIDA DE TODOS E DE CADA UM
Segundo Max Gehringer, comentarista corporativo e autor de sete livros sobre o mundo empresarial, em um artigo da Revista Época de 29 de maio de 2006, a palavra líder tem origem germânica e que essa palavra tem uma conotação bastante interessante: no antigo germânico “ladan”, ou líder, era aquele que mostrava o caminho, quem conduzia caminhantes de um povoado a outro. Sua principal função era cuidar de todos e de cada um. Se caminhasse rápido demais, deixava os mais lentos para trás, se, todavia, caminhasse com lentidão, irritaria os mais rápidos. Cabia a ele então, fazer primeiramente a caminhada sozinho para conhecer o percurso do caminho, conhecendo seus obstáculos, e escolher a melhor rota, para que todos chegassem com segurança, sem desperdício e desgaste desnecessário de energia e de tempo.

O verdadeiro líder cristão deve agir dessa forma: buscar melhores condições de liderança para melhor guiar o povo de Deus à Canaã, sem retaliações, espírito de vingança contra quem não consegue discernir o real sentido de sua liderança, cuidados dos fracos e fortes na fé, cuidando de todos e de cada um, não considerando o grupo que guia como se fosse homogêneo, em que todos são considerados iguais.

Há líderes que quando percebem pessoas talentosas na igreja fecham as portas das oportunidades para que tais pessoas não “cresçam” e eles se “apaguem”. Tais cidadãos valorizam muito mais os que possuem talentos monetários para assim usufruírem de suas dádivas, e apascentam mais o ego que os crentes carentes de uma liderança santa e irrepreensível. O verdadeiro líder gerencia talentos, fazendo dos talentosos, aliados no trajeto à bela Sião, despertando nesses, o trabalho coletivo e não em objetivo particular. Agindo assim,faz com que o percurso da caminhada não seja atrapalhado pela insipiência da liderança.

Paulo foi um exemplo modelo de líder cristão, pois sua preocupação era não apenas cuidar de todos, como também de cada um. E por que podemos considerá-lo assim? Muito simples, tinha características para tal: era cheio do Espírito Santo (Ef 5.18), foi comissionado pelo Senhor (2 Co 1.1), amava os crentes (2 Co 2.4), era perseverante (2 Co 4.1,16), fiel (2 Co 6.8-10),  se apresentava como um exemplo a ser imitado (1 Co 11.1), venceu a oposição (2 Co 10.9-18), o orgulho (2 Co 10.12,13) e a autoglorificação (2 Co 10.14-18).

O verdadeiro líder faz com que a igreja necessite de um impulso para buscar a santificação. Como o evangelho no Brasil não sofre com perseguições como no começo da fé, a grande maioria dos crentes vive uma vida de comodismo e brincam de ir para o céu. Se não há perseguição, não é preciso aproximação do altar de ouro, visto que a vida rotineira não exige unção do espírito para se enfrentar as densas trevas do pecado. O líder compromissado com a obra instiga o povo a buscar a real santificação, a oração, a praticar o evangelismo e por extensão, a cuidar melhor da vida espiritual, fazendo assim, cuida de todos e de cada um, pois já percorreu o caminho que um membro precisa caminhar, e como tal, conhece os perigos dessa empreitada. Você como líder cuida de todos e de cada um?

Pb Almir Barbosa
Email: teojesus@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário