LIÇÃO-01
Texto Áureo: Os. 12.10
leitura Bíblica em classe:Nm.11.24-26
Objetivo da lição: explicar o caráter do ministério profético no Antigo Testamento.
INTRODUÇÃO: Neste trimestre,estudaremos,na Escola Bíblica Dominical, o ministério profético na Bíblia.
As lições a serem estudadas visam orientar a respeito da natureza profética da fé judaico-cristã.Diferentemente de profissões de fé,que se baseiam na experiência(misticismo)ou na razão(deísmo),o judaísmo e o cristianismo se fundamentam na palavra profética(revelação).
1. PROFETAS E PROFECIAS.
Definições:Profetizar, em hebráico é nabá,que pressupõe sempre uma atuação do Espírito de DEUS. Essa palavra siguinifica "anunciar" ou "declarar". Atividade profética através do Espírito de DEUS se manifestou ,inicialmente aos anciãos e Reis de Israel(Nm.11.5;1 Sm.10.5;19.20),Ainda que Abraão seja o primeiro a receber a denominação de profeta(Gn20.7) DEUS é quem prepara os profetas e os comissiona para essa tarefa(Ex.3.1-4;Is.6;Jr.1.4-19;Ez.1-3;Os.1.2;Am.7.14,15).
Nos dias de Samuel existia uma escola de profetas que deram ao ofício profético autoridade e perpetuidade(I Samuel.19.18,19;IIReis.2.3-5) .Positivamente os profetas visualizaram a reconstrução de Israel,em Ezequiel, a partir de um vale de ossos secos(Ez.37.4)e Joel,antevendo a atuação do Espírito em uma era vindoura(Jl.2.28).
Profeta, em hebraico,é nabi,palavra formada a partir de nabá,utilizada para se referir ao ministério profético. O profeta do Senhor está comissionado a falar,a ser um porta -voz de DEUS. O termo nabi também é utilizado no Antigo Testamento para os falsos profetas ,os quais estão sujeitos ao julgamento divino,tais como os profetas de baal(IRs.18.19;IIRs.10.19)
2.O PROFETA NO ANTIGO TESTAMENTO
O profeta do Antigo Testamento atua pelo Espírito Santo a fim de denunciar práticas que se opõem à vontade de DEUS,ele manifesta a insatisfação do SENHOR devido ser humano ter se distanciado dEle e buscado alternativas inócuas(Jr.2.12,13).O profeta tende a impopularidade,pois suas palavras costumam ser pertubadoras(Jr.8.9).O profeta, em consonância com o Senhor,não é insensível à dor do povo,nem mesmo aos seus pecados,sua meta principal é conduzi-lo ao restabelecimento espiritual(Is.35.3).
3.MOISÉS E MINISTÉRIO PROFÉTICO.
Ainda que haja menção de Abraão como profeta (Gn.20.7),É Moisés o primeiro profeta de Israel,esse homem de DEUS fora chamado para retirar o povo de Israel do cativeiro egípcio. Durante a caminhada pelo deserto,(Nm.11),há um registro da manifestação do Espírito Santo,fazendo com que os anciãos de Israel profetizassem.Depois dos 70 anciãos,Eldade e Medade,não mais entre os 70,mas no meio do arraial profetizaram,fato que foi sensurado por Josué .Moisés porém foi sensível atuação do Espírito Santo e não censurou a profecia dizendo que seria interessante que não apenas aqueles que todo o povo de Israel profetizasse.(Nm.11.29).
CONCLUSÃO:
1)É DEUS ,e não os homens,quem autentica autoridade ministerial através do seu Espírito;
2)O Espírito Santo opera como lhe apraz,pois Ele é Soberano;
3)As manifestações do Espírito Santo não são exclusivas da liderança;
4)OS líderes verdadeiramente chamados por DEUS não devem ter receio de perderem a função e nem viverem em competição uns com os outros;e
5)Com tanto que estejam em conformidade com a palavra de DEUS,não há motivos para temer a manifestação do Espírito Santo.
Amados,ser profeta de DEUS é ter a responsabilidade de ser o porta-voz de DEUS aos homens,por isso santifiquemos ao Senhor,pois o Mesmo só usa vaso limpo e que está em linha com a sua palavra.DEUS ainda fala com o seu povo através de profetas remanecentes,além de sua palavra.AMÉM,GLÓRIA À DEUS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário