A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo Seja Contigo. Bem-vindo.

Com a graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, a bênçao de Deus e do Espírito Santo e Anuência do Reverendo Pastor Antônio Jorge Moreira, seja abençoado ao ler cada mensagem posta.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

LIÇÃO 9 - PRINCÍPIO BÍBLICO DA GENEROSIDADE

GENEROSIDADE: PRESENTE NOS NOSSOS DIAS?

A essência do Cristianismo é a generosidade, pois quando Cristo se doou e se entregou pela humanidade, entregou tudo o que tinha para salvar a todos os carentes de graça, de misericórdia e de perdão. Observa-se isso em Fp 2. 2-8; Jo 3.16.

Quando os cristãos se negam em ajudar os outros, percebe-se a priori, que o Senhor não está neles, pois, como alguém pode ser seguidor de um Senhor, que entregou tudo o que lhe era precioso por outrem, não imitando o seu exemplo ou seu modo de repartir as coisas?

Mas o que é generosidade? Segundo o Dicionário Houaiss, generosidade é a "virtude daquele que se dispõe a sacrificar os próprios interesses em benefício de outrem". Esta acepção encaixa-se perfeitamente no que Paulo afirmou acerca do Filho de Deus, dizendo que Ele sendo rico, por amor de vós se fez pobre, conforme 2 Cor 8.9.

Quando a igreja ignora a prática da generosidade, fica fadada ao egoísmo e se insere no contexto brutal do capitalismo selvagem em que a sociedade está mergulhada, causando desigualdade social, fome, consumo exacerbado e compulsivo de bens sem a devida necessidade.

Qual é a verdadeira religião? Tg 1.27 responde de forma categórica dizendo que é praticar a assistência social, ou seja, suprir as necessidades daqueles que precisam. Não adianta estar todos os dias no templo louvando, fazendo parte de  um grupo musical ou sendo membro de uma denominação, se a essência do cristianismo, não permanece em nós.

Paulo incentiva os irmãos de Corinto a praticarem a generosidade 2 Cor 9.1,2,6,7. Por quê? Simples, a verdadeira fé não consiste apenas em palavras, pois a fé sem as obras é morta, Tg 2.14-18. Posso pregar cantar, testemunhar, mas se não pratico a caridade, como posso ser discípulo de Cristo? Nós devemos amar aos irmãos, conforme ele nos amou: I Jo 2.16-18. 

Infelizmente nos nossos dias a prática da generosidade solicitada por Paulo se encontra escondida nos lugares mais ocultos da natureza humana pecaminosa, haja vista as campanhas para as festas x ou y. Há campanhas para realização de eventos, cujos objetivos são as exposições das supostas qualidades de seus idealizadores. Querem apenas massagear o ego e divulgar talentos para terem oportunidades de se autopromoverem. Campanha para ajudar aos necessitados não tem retorno midiático, pois os carentes não estão em eminência. Porém Paulo expõe que o retorno vem de Deus: 2 Cor 8,9.Praticas a generosidade por amor a Cristo ou tens a caridade como algo relativo? Sois praticantes do evangelho da graça ou te falta graça para praticar o amor ao próximo? Lembra-te do Tribunal de Cristo.

                                                                                                                                         Pb Almir Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário