EGOCENTRISMO, EMPATIA E INTERCESSÃO
Com a falência da maioria dos regimes socialistas no final no século passado, o mundo passou a viver com euforia o ápice do capitalismo.
A produção e o acúmulo de bens passaram a ser a tônica de todos os setores da sociedade. O ideal socialista de ter tudo em comum entre os seus pares passou a ser colocado de lado, talvez por perceberem que ao invés de tudo ser de todos passou a nada ser de ninguém e tudo de uma só pessoa.
A sociedade adoecida pela necessidade de produzir riqueza, infelizmente, tem produzido reflexos em algumas igrejas.
O egocentrismo é uma dessas doenças (ao lado do materialismo, consumo exagerado e hedonismo), é triste perceber que se as pessoas estão com dificuldades de orarem pelos seus próprios problemas, imaginemos, pois, orarem pelos problemas do próximo.
Disse Claudionor de Andrade: orar é preciso; interceder é a obrigação de todo o povo de Deus. Intercessão vem do latim intercessionem. Que significa súplica em favor de outrem, Sofrer com os que sofrem; chorar com os que choram.
Se orar é preciso, interceder é obrigação. Precisamos exterminar o perigoso egocentrismo e, consequentemente, brotará do nosso interior a empatia que deve reinar nos clamores públicos. Amados, oremos uns pelos outros (Tg 5.16)!
Jeremias intercedeu de uma forma tremenda para que Deus mudasse a situação deplorável de Judá, Moisés rogou a Deus pela libertação do Seu povo do jugo egípcio, Jó orou pelos seus amigos, Samuel intercedeu de forma ímpar e diversos homens de Deus intercederam pelo povo em suas épocas. O que todos eles têm em comum? O poder de Deus mudando a situação. A intercessão sincera é uma poderosa arma contra as doenças e males que assolam o povo de Deus.
“E, quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o SENHOR, deixando de orar por vós; antes, vos ensinarei o caminho bom e direito” (1 Sm 12.23).
Logo, interceder por alguém é se colocar no lugar dos outros e orar pelos problemas deles como se realmente fossem nossos.
Intercedamos, pelos conservos mais velhos que nós, como intercedemos por nossos pais; pelos mais novos, como intercedemos por nossos filhos; pelos de idade afins, como intercedemos por nossos irmãos de carne e osso. Isso é cristianismo, isso é o poder de Deus na igreja de Cristo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário