A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo Seja Contigo. Bem-vindo.

Com a graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, a bênçao de Deus e do Espírito Santo e Anuência do Reverendo Pastor Antônio Jorge Moreira, seja abençoado ao ler cada mensagem posta.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010






















A MISSÃO PROFÉTICA DA IGREJA

Lição 13 - 26 de setembro de 2010

Texto Áureo - 1 Tm 3.15. Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de DEUS, que é a igreja do DEUS vivo, a coluna e firmeza da verdade"
Leitura Bíblica em Classe - Atos 8.4-8,12-17



I - INTRODUÇÃO:
• Da cidade onde Jesus terminou o Seu ministério saiu o Evangelho para transformar a terra, mudando o rumo da História do Mundo.



II- A MISSÃO PROFÉTICA É LEVAR A PRECIOSA SEMENTE


* A prioridade da igreja é anunciar a palavra de Deus - Atos 8.4 Mas os que andavam dispersos iam por toda parte anunciando a palavra. Marcos 16.15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.


* A prioridade da igreja é testificar Cristo o Salvador - Atos 8.5 E, descendo Filipe à cidade de Samaria, lhes pregava a CRISTO. João 4.39 E muitos dos samaritanos daquela cidade creram nele, pela palavra da mulher, que testificou: Disse-me tudo quanto tenho feito.


* A prioridade da igreja é o crescimento do reino divino - Atos 8.6 E as multidões unanimemente prestavam atenção ao que Filipe dizia, porque ouviam e viam os sinais que ele fazia, Atos 2.47 Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.


A IGREJA PERSEGUIDA:


A PERSEGUIÇÃO- Desde o seu nascedouro, a Igreja foi e está sendo perseguida. Satanás nunca a deixou quieta. Enquanto estiver aqui na Terra, ela passará por perseguições. O apóstolo Paulo ressaltou isso quando escreveu ao jovem Timóteo: “todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições” (2Tm 3.12). Mas não devemos temê-las, cientes de que as venceremos pela fé em Cristo (1João 5.4); a Igreja sempre prevalecerá. Jesus, o autor da Igreja, foi enfático ao afirmar que “as portas do inferno não prevalecerão sobre a Igreja”(Mt 16:18). A opressão sofrida pela igreja, ao longo do tempo, se deu de várias maneiras: por meios religiosos, teológicos, em cumprimento a determinações legais, políticos e/ou culturais. Em muitos lugares esses elementos foram aplicados de modo integrado a fim de que os perseguidos não encontrem escapatória. O autêntico cristão é cônscio de que a perseguição faz parte da caminhada, já que Cristo nos advertiu nesse sentido (Mt 5.11,12; Lc 11.48,51; 21.12; Mc 4.17; João 15.20). Estevão, um dos primeiros mártires da Era Cristã, sentiu na pele o peso da perseguição (At 7.52), mas não apenas ele, a igreja primitiva pagou um alto preço por seguir a Jesus (Hb 11.38; 1João 3.12); basta ler as histórias dos mártires do Coliseu para constatar. Paulo é um caso especial de alguém que perseguiu e depois passou a ser perseguido (At 9.1-9; Fp 3.6; 1Co 15.32; 2Co 11.23). No Apocalipse, a igreja de Esmirna, tipifica a igreja perseguida e vitoriosa (Ap 2.9,13).



III - OS SAMARITANOS: Os samaritanos eram discriminados no tempo de Jesus, e odiados pelos judeus da Judéia, por uma razão muito antiga:(1) Após a morte do rei Salomão, cerca de 900 anos antes de Cristo, o seu filho sucessor, Roboão, se desentendeu com as 10(dez) tribos da região norte do país, o que motivou a divisão do povo judeu em dois reinos: as 10 tribos ficaram sob o reinado de Jeroboão, com a capital em Samaria, e duas tribos (Judá e Benjamin) ficaram no sul, sob o reinado de Roboão, filho de Salomão, com capital em Jerusalém.(2) No ano de 722 antes de Cristo, o reino da Samaria foi vencido pelo rei da Assíria, Assurbanipal, e o povo foi levado para a Assíria em cativeiro(2Rs 17:23,26,29,33). Durante esse tempo, povos pagãos, não judeus, vieram para a Samaria(2Rs 17:24), e houve muitos casamentos mistos de judeus que permaneceram em Samaria com pessoas pagãs(parece que os assírios não retiraram dali todos os habitantes israelitas, porque o relato de 2Crônicas 34:6-9, compare isso com 2Rs 23:19, 20, dá a entender que, durante o reinado do rei Josias, ainda havia israelitas naquela terra).

Isto era proibido pela lei de Moisés; por isso o povo de Jerusalém, chamados de judeus, odiavam os samaritanos. Não os consideravam mais judeus por terem se misturado com povos não judeus.

Apesar desse clima tenso, Jesus amava os samaritanos. Ele procurou quebrar a barreira de comunicabilidade entre esses dois povos. Pode-se ver isso quando ele, em sua passagem por Samaria, dialogou com a mulher samaritana, e que resultou na conversão de toda aquela aldeia para o Reino de Deus (João 4:1-39). Para a mulher samaritana havia três barreiras para ela aproximar-se de Jesus: (a) A barreira racial: Jesus era judeu; e, ela samaritana; (b) a barreira material: Jesus não tinha para ela os utensílios para tirar a água da vida. Para tirar água do poço era necessário corda e um balde; (c) a barreira espacial: o poço era fundo.Mas para Jesus as barreiras são encurtadas. Ele diz para a mulher: “Se tu conheceras o Dom de Deus e quem é o que diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva” (João 4:10). Para tirar a água viva, que é a graça salvadora de Deus, não precisamos de balde e corda, precisamos sim de conhecer o dom de Deus que é a graça dEle; não existe poço fundo para Jesus Cristo, as dificuldades são superadas.Jesus não perguntou qual a sua religião e sua família; não perguntou se a mulher era idólatra, nem se era de boa ou má conduta; mas ofereceu à mulher o que ela mais necessitava: a água viva. A mulher não sabia que Jesus é a fonte d’água viva. Para tirar água do poço de Jacó era necessário, sim, balde e corda; mas, para tirarmos água da fonte da vida é necessário unicamente fé. Ele oferece gratuitamente a água da vida(Ap 22:17).Jesus demonstrou para a mulher samaritana que para Deus não há barreira étnica, o seu amor é ilimitado; Ele não discrimina ninguém. Quando a amor divino passa a existir no ser humano, o que somente é possível mediante a salvação, gera uma fonte de água que jorra para a vida eterna (João 4:14). Se é fonte de água que jorra, é água em movimento; se é água em movimento, é água que atinge outros lugares; se é água que atinge outros lugares, é água que leva a vida eterna até estes outros lugares.

O Evangelho desconhece fronteiras. Mediante esse fato, Jesus dá ordem aos seus discípulos para que enfrentem e debelem as barreiras étnicas com a pregação do Evangelho. Após a sua ressurreição dentre os mortos, o Senhor Jesus Cristo mandou seus discípulos pregar o evangelho em todas as partes, inclusive em Samaria (At 1.8). “A Igreja é o estandarte da reconciliação entre a humanidade e Deus, e dos seres humanos entre si” (HORTON, Stanley).



CONCLUSÃO: Segundo o texto de 1 Pe 2.9,10, a igreja deve cumprir plenamente o seu tríplice ministério: real, sacerdotal e profético, para que a sua missão satisfaça o projeto de Deus na Terra. Valorizemos mais o privilégio de sermos a Igreja do Senhor. Desfrutemos das riquezas divinas ao nosso alcance. Mas, não somente isso. Proclamemos ao mundo a salvação que nos alcançou.
Os três relacionamentos de uma Igreja cheia do Espírito Santo são: Com DEUS, Com o Próximo e Com o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário